Bissau, 09 fev 2023 (Lusa) — O recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau, que devia terminar na sexta-feira, foi prolongado por mais duas semanas, decidiu hoje o Governo guineense numa reunião do Conselho de Ministros.
“O Conselho de Ministros, após análise e discussão, deliberou aprovar a proposta de prorrogação do recenseamento eleitoral por um período suplementar de 15 dias em todo o território nacional”, pode ler-se no comunicado da reunião.
O recenseamento eleitoral para as legislativas, marcadas para 04 de junho, teve início em 10 de dezembro e deveria terminar sexta-feira.
Os últimos dados disponibilizados pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), no final de janeiro, indicavam que 86% dos potenciais eleitorais já se encontravam recenseados.
Dos 844.087 eleitores previstos para serem recenseados, 733.365 foram inscritos nos cadernos eleitorais até ao dia 26 de janeiro, segundo os dados do GTAPE.
O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a Assembleia Nacional em maio e marcou eleições para 18 de dezembro, mas o Governo, após encontros com os partidos políticos, propôs que as legislativas fossem adiadas para maio.
O chefe de Estado marcou o escrutínio para 04 de junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário