sábado, 6 de março de 2021

Protestos: VIOLÊNCIA EM DAKAR E VÁRIAS REGIÕES DO SENEGAL PARA EXIGIR A LIBERTAÇÃO DE SONKO

 

As coisas estão esquentando em Dakar Mbour, Saint-Louis, Ziguinchor, Tambacounda, quase em todo o Senegal, desde a prisão do oponente Ousmane Sonko. Isso gerou uma série de protestos por parte dos senegaleses contra o regime de Macky Sall. Eles exigem a “libertação imediata” do oponente.

Por volta das 16h00 de hoje, 5 de março de 2021, o centro da cidade de Dakar foi aquecido pelos confrontos entre a polícia e os manifestantes. Observou-se lançamento de pedra e fogo de gás lacrimogêneo Ao mesmo tempo, outras manifestações mais ou menos pacíficas são relatadas em outras regiões do Senegal.

Inicialmente, Ousmane Sonko foi acusado de “estupro e ameaças de morte” por uma jovem massagista de 21 anos. Ele denunciou um “complô orquestrado” pelo presidente Macky Sall, que quer eliminá-lo da corrida presidencial de 2024.

Enquanto ele deveria responder à intimação de um juiz do 8º gabinete na quarta-feira, o oponente ‘é visto como imponente uma rota pela gendarmerie. Ele se recusou a seguir esse caminho alegando que os bandidos que esperavam nesse caminho para atacá-lo.

Antes que a situação fosse resolvida, o promotor ordenou sua prisão por “perturbar a ordem pública e provocar manifestação não autorizada”. 

In pressafrik/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário