Após a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) ter dado por cancelada a época nacional do futebol 2019-2020 devido à pandemia do novo coronavírus, o organismo anunciou a abertura da nova época desportiva para o dia 23 de janeiro de 2021.
A informação consta de um comunicado da FFGB datado do dia 28 de dezembro de 2020 a que o Jornal O Democrata teve acesso, no qual a instituição liderada por Carlos Mendes Teixeira “Caíto” anuncia ainda que o sorteio das primeira e segunda divisões do campeonato nacional será realizado no dia 15 de janeiro.
No comunicado assinado pela secretária-geral da FFGB, Virgínia da Cruz, a instituição não especificou se vai fazer o sorteio do futebol feminino e o das camadas de formação. Contudo, uma fonte junto do órgão disse à secção desportiva de O Democrata que o sorteio de futebol feminino e da camada de formação realizar-se-á uma semana depois do sorteio da primeira e segunda divisões.
Em reação à data do início do campeonato nacional este domingo, 03 de janeiro, o presidente do Sport Bissau e Benfica, Wilson Pereira Batista, disse que o clube está com expetativas enormes para o início das provas oficiais nacionais, uma vez que o órgão tem uma nova liderança.
Em entrevista telefónica, Pereira Batista revelou que a ambição do Benfica é lutar pela conquista das provas onde está inserido, nomeadamente o campeonato nacional da primeira divisão.
Quem também falou com O Democrata sobre o início do campeonato nacional foi o presidente do Cuntum FC, Pedro Bucar Sanhá.
“Depois de receber o comunicado da FFGB, a direção do clube ficou satisfeita, porque estávamos com enorme ansiedade de voltar a competir a nível nacional e esta decisão do órgão chegou na boa altura”.
Sobre os objetivos de Cuntum FC, Sanhá revelou que o clube vai lutar para ficar nos lugares cimeiros da prova nacional, não descurando lutar pelo campeonato.
O campeonato de futebol da Guiné-Bissau comporta 38 clubes, 14 da primeira divisão e 24 da segunda divisão.
As equipas da primeira divisão são: Sporting, Benfica, UDIB, Portos, Cuntum, Pefine, Bafatá, Gabu, Sonaco, Bula, Bissorã, Canchungo e Mansoa.
Segundo o portal desportivo o Golo GB, no passado dia 19 de dezembro, a instituição federativa, entre outros pontos, aprovou o orçamento para o exercício 2020/2021 e o regulamento específico para as competições no período do Covid-19, cujos documentos continuam ainda longe da imprensa desportiva nacional.
De referir que em novembro do ano passado, o organismo decidiu dar por concluído o campeonato de futebol suspenso em março, quando o Governo decretou o estado de emergência no país devido à covid-19.
Na altura da paragem do campeonato, os clubes da primeira e segunda divisão preparavam-se para iniciar a segunda volta da prova e também já tinham disputado a primeira mão da Taça da Guiné-Bissau.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário