sábado, 18 de outubro de 2025

CONFERÊNCIA MINISTERIAL DA AISCC EM BISSAU TERMINA COM APELO À AÇÃO COLETIVA FRENTE AOS DESAFIOS CLIMÁTICOS

 

A Conferência Ministerial da Comissão do Clima dos Estados Insulares Africanos (AISCC) terminou em Bissau com um forte apelo à ação coletiva e coordenada diante dos crescentes desafios climáticos globais.

O encontro, que reuniu representantes de vários países insulares africanos, reafirmou o compromisso político dos Estados-membros em transformar a vulnerabilidade em força e as ameaças em oportunidades de desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Na cerimónia de encerramento, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Carlos Pinto Pereira, sublinhou a importância da cooperação entre os Estados insulares, destacando que as nações partilham desafios comuns, como o aumento do nível do mar, a dependência de recursos naturais sensíveis e a vulnerabilidade das comunidades que vivem em estreita ligação com o ambiente.
Os resultados da conferência foram considerados “um marco de renovado compromisso político”, centrado em três eixos principais: a implementação de estratégias de adaptação climática, a criação de mecanismos inovadores de financiamento verde e o fortalecimento das capacidades nacionais e regionais.
Segundo o chefe da diplomacia guineense, os resultados representam “motivo de grande satisfação nacional e coletiva”, por reforçarem o papel da AISCC como instrumento de diplomacia climática africana e de cooperação solidária entre os Estados insulares.
Esta foi a primeira conferência ministerial desde a criação da Comissão Climática dos Estados Insulares Africanos, instituída na sequência da 28.ª Sessão Ordinária da Assembleia da União Africana, em 2017.
RSM: 17-10-2015
📷
: BS

Sem comentários:

Enviar um comentário