Os responsáveis dos órgãos de comunicação social e das organizações representativas da classe jornalística guineense assinaram esta quinta-feira, em Bissau, o Código de Conduta Eleitoral e o Termo de Compromisso para as eleições simultâneas de novembro.
A iniciativa segundo o Conselho Nacional da Comunicação Social, visa reforçar a ética, a imparcialidade e a responsabilidade dos profissionais da comunicação social durante o processo eleitoral, num contexto político considerado sensível.
No seu discurso, o presidente em exercício do Conselho Nacional de Comunicação Social (CNCS), Domingos Meta Camará, afirmou que o período eleitoral que se aproxima exige uma postura responsável e o respeito rigoroso pelas disposições legais em vigor. Segundo o responsável, o CNCS está empenhado em garantir que a imprensa contribua para a consolidação da democracia e da estabilidade no país.
Já o representante da Assembleia Nacional Popular (ANP), Tomás Gomes Barbosa, destacou que a assinatura do código é mais do que um gesto simbólico. “É um pacto de integridade e um compromisso coletivo com a imparcialidade e a responsabilidade social”, sublinhou.
À margem do evento, o bastonário da Ordem dos Jornalistas da Guiné-Bissau, António Nhaga, apelou aos profissionais da comunicação social a trabalharem com rigor e neutralidade, para que não sejam responsabilizados por eventuais falhas no processo eleitoral.
As eleições simultâneas estão marcadas para sábado, num clima de tensão política devido ao impedimento de alguns partidos históricos, coligações e candidatos, decisão tomada pelo Supremo Tribunal de Justiça, que tem suscitado grande debate e preocupação na sociedade guineense.
RSM:30-10-2025



Sem comentários:
Enviar um comentário