O Diretor-Geral do Centro de Inspeção Automóvel da Guiné-Bissau, Lourenço Punguram, admitiu esta quinta-feira que a ausência de um serviço de inspeção regular dos veículos, tem sido um dos principais fatores que contribuem para o aumento dos acidentes de viação em todo o país.
Em entrevista à Rádio Sol Mansi, Punguram sublinha que muitos sinistros rodoviários são provocados por avarias nos sistemas internos dos automóveis, que poderiam ser evitadas com uma manutenção e inspeção periódica.
“ A inspeção é o controlo técnico para verificar a segurança das viaturas, que ao falhar, leva a perda de vidas humanas. Mas se as pessoas não efetuarem a manutenção regular, leva a grandes estragos. Ao inspecionar sua viatura e detetada falha que leva a reprovação pelo nosso centro, o proprietário é recomendado a efetuar manutenções necessárias”, diz adiantando que a mesma viatura só deve voltar a via pública depois da reinspeção, ou seja, se já estiver apta para circular sem perigo algum.
Nos últimos meses, o país tem registado um número crescente dos acidentes nas diferentes estradas do país, alguns com consequências trágicas. O caso mais recente ocorreu na estrada que liga o Aeroporto Internacional "Osvaldo Vieira" à Safim, da qual resultou em cinco mortes, entre eles crianças e mulheres. Perante este fato, Lourenço Punguram pediu maior responsabilidade dos condutores e proprietários de viaturas.
“ Apelo aos proprietários e motoristas a não descuidar com a manutenção da viatura, desde a verificação dos pneus, travões e todos os acessórios necessários e ao detetarem qualquer barulho, devem recorrer de imediato ao mecânico para a correção do eventual problema que ao ser ignorada, leva a acidentes. Também solicitamos as pessoas a cumprirem com prazo dado pela inspeção e respeitar códigos da estrada, dirigindo em velocidade moderada”, aconselhou.
O Centro de Inspeção Automóvel, situado na zona Industrial de Brá, enfrenta ainda o desafio de baixa adesão da parte dos proprietários das viaturas. Segundo Punguram, muitos motoristas continuam a ignorar a obrigatoriedade de se submeterem os seus veículos ao controlo técnico, o que compromete a segurança nas estradas.
Por: Ussumane Mané
radiosolmansi.net

Sem comentários:
Enviar um comentário