domingo, 26 de outubro de 2025

VICE-PRESIDENTE DA URPAO DESTACA QUE O DESEMPREGO JUVENIL PODE ALIMENTAR O RADICALISMO E EXTREMISMO VIOLENTO NA GUINÉ-BISSAU


O Vice-Presidente da União Regional dos Padres da África Ocidental (URPA), padre Augusto Mutna Tambá, chamou atenção sobre o risco crescente de radicalismo e extremismo violento entre os jovens guineenses, apontando o desemprego como um dos principais fatores que pode alimentar esse fenómeno.
Durante um encontro realizado em Bubaque com jovens da Vigararia de Bissau, o sacerdote sublinhou a responsabilidade do Estado na criação de condições adequadas para a formação e empregabilidade da juventude, afirmando que “a falta de oportunidades tem empurrado muitos jovens para caminhos perigosos”.
“O desemprego juvenil é terreno fértil para o surgimento de comportamentos extremistas. Precisamos agir antes que seja tarde”, advertiu o padre Augusto Mutna Tambá.
Nos últimos anos, vários países da sub-região da África Ocidental têm enfrentado ondas de radicalismo e violência, e o religioso reconhece que a Guiné-Bissau não está imune a essa ameaça. “Embora o fenómeno ainda não tenha ganhado grande dimensão no país, já se fazem sentir alguns sinais preocupantes”, reforçou.
O encontro com os jovens em Bubaque visou reforçar o diálogo, a formação cívica e espiritual, bem como promover a paz e a coesão social num contexto em que muitos jovens procuram alternativas para o futuro.

RSM: 25.10.2025



Sem comentários:

Enviar um comentário