A Imprensa Nacional da Guiné-Bissau (INACEP) anunciou que vai imprimir 2 milhões e quatrocentos mil boletins de voto, garantindo que o trabalho será concluído em 15 dias ou menos, com a entrega de todo o material à Comissão Nacional de Eleições (CNE) dentro dos prazos estabelecidos.
O anúncio foi feito esta terça-feira, em Bissau, pelo diretor de produção da INACEP, Monteiro da Cunha, durante a apresentação oficial das produções dos boletins de voto, destinados às eleições legislativas e presidencial, previstas para o próximo mês de novembro.
O ato contou com a presença de representantes da CNE e dos partidos políticos com candidaturas validadas, que acompanham o processo de fiscalização.
“Ontem fizemos a abertura e hoje damos o pontapé de saída. Temos todos os materiais disponíveis para os trabalhos e vamos produzir dois milhões e quatrocentos mil boletins de voto”, afirmou Monteiro da Cunha, acrescentando que “prevemos entregar todos os materiais à Comissão Nacional de Eleições em quinze dias ou menos”.
Em representação dos fiscais, José António Sá afirmou que “tudo está a correr bem em termos de materiais e de segurança, pelo que, até ao momento, há garantias de que o processo decorrerá com normalidade”.
Apesar do otimismo manifestado pelos responsáveis da INACEP e pela CNE, o clima político em torno das eleições continua tenso.
A exclusão de alguns partidos e coligações do processo eleitoral tem gerado críticas e descontentamento entre formações políticas que se consideram injustamente afastadas do escrutínio.
RSM: 28-10-2025
Rádio Sol Mansi






Sem comentários:
Enviar um comentário