segunda-feira, 27 de outubro de 2025

São Tomé e Príncipe: Afastado Chefe de Estado Maior das Forças Armadas

João Pedro Cravid foi afastado da chefia do Estado Maior do Exército são-tomense.

São Tomé – É a primeira vítima do desaparecimento do processo de 25 de novembro de 2022, acontecimentos que resultaram na morte de quatro civis no Quartel das Forças Armadas. João Pedro Cravid foi afastado da chefia do Estado Maior do Exército são-tomense. Trata-se de uma decisão do Conselho Superior de Defesa Nacional, que esta segunda feira esteve reunido no Palácio do Povo, sob a presidência do Presidente da República, que é ao mesmo tempo Comandante Supremo das Forças Armadas.

Para o lugar de João Pedro Cravid, na chefia do Estado Maior de São Tomé e Príncipe foi indigitado o tenente coronel Virgílio Pontes, que assumirá interinamente o cargo.
Tenente coronel Virgílio Pontes
O desaparecimento do processo de 25 de Novembro de 2022 era um dos principais pontos deste Conselho Superior de Defesa, que analisou, entretanto, a proposta de novas promoções militares.

Entretanto, decorrem expedientes para o julgamento das pessoas envolvidas no acontecimento de 25 de Novembro, sobretudo dos militares envolvidos. Ainda persistem discussões se este caso será analisado no Tribunal Civil ou Tribunal Militar.

Por: Maximino Carlos
rfi.fr/pt
Quartel militar de São Tomé e Príncipe. © Cristiana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário