A Conselheira e ecónoma da região Itália das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, irmã Inês Paulo Albino, guineense, foi nomeada, pelo Papa Francisco, a nova secretária-geral da Pontifícia Obra da Santa Infância Missionária (IAM). A cerimónia da celebração apenas ocorrerá em setembro, no Equador, por ocasião do aniversário dos 150 anos da consagração do Equador ao Sagrado Coração de Jesus.
Numa curta declaração ao semanário O’ Democrata, a irmã Inês explicou que a Instituição Pontifícia foi criada para sensibilizar as crianças e adolescentes para as necessidades dos seus contemporâneos em todo o mundo, numa coroa de solidariedade e de ajudar as Igrejas missionárias no seu trabalho de educação, formação cristã das crianças e adolescentes, bem como na proteção da maternidade. “Um dos objtivos é promover um crescimento numa vida regenerada pelo espírito, para uma nova humanidade e um mundo renovado”, frisou.
“Sinto-me muito feliz e reconheço que esta nomeação para o Encargo da Secretária Geral das Pontifícias Obras Missionárias é pura graça de Deus. Constitui uma honra para a nossa Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo; da nossa Igreja missionária da Guiné-Bissau, sinal de que Ela participa na Missão Universal da Igreja. Peço e confio na oração de todos para o bom êxito da missão que me foi confiada”, disse.
Biografia:
Nasceu no dia 25 de abril de 1969, em Bula. Fez os estudos primários na escola Godofredo de Sousa em Bissau, de 1976 a 1980, e concluiu o liceu em 1987 no Liceu Nacional Kwame Na Kruma. É licenciada em Teologia com especialização em Bíblica pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma no ano de 2006. Também cursou a literatura em língua portuguesa, de 1992 a 1995, em Bissau.
Entrou para a casa de formação diocesana da Guiné-Bissau em 1987, três anos depois foi noviciada em Roma. Fez a profissão temporária em 1992, também em Roma. Já em 1997 fez a sua profissão perpétua na Guiné-Bissau. É professora de língua portuguesa do ensino básico e secundário desde 2006 e no Seminário Maior Diocesana dá outras disciplinas ligadas à Teologia.
Na Guiné-Bissau, desempenhou várias funções com destaque a da delegada do Bispo e foi designada responsável administrativa da Paróquia “Santa Maria De Mattias” (de 2006 a 2012 – Ingoré. Foi conselheira e secretária da Fundação Guiné-Bissau. Delegada da Fundação ASC da Guiné-Bissau (2012 a 2018), Mestra de formação (postulando e noviciada), (2018 á 2022). Diretora nacional das Pontifícias Obras Missionárias – POM na Guiné-Bissau (2020 a 2023) e é conselheira e ecónoma da Região Itália das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo – ASC desde 2022. Ao longo da sua vocação, tem trabalhado no campo da evangelização, da catequese, do ensino e do apostolado de jovens.
Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário