As Nações Unidas promovem nesta segunda-feira em Bissau um encontro de consultas sobre a próxima cimeira do futuro.
Segundo a ONU, a Cimeira do Futuro, é um evento global de grande importância que visa abordar desafios globais urgentes e moldar um futuro sustentável e resiliente.
Esta cimeira reunirá líderes mundiais, decisores políticos e especialistas para discutir e acordar ações transformadoras em várias áreas, incluindo mudanças climáticas, tecnologia digital, paz e segurança, direitos humanos e governança global.
Para a Guiné-Bissau, a participação na cimeira representa uma oportunidade crucial para se envolver em diálogos de alto nível, partilhar as suas perspetivas sobre questões globais chave e reforçar o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
É também uma plataforma para advogar por apoio na abordagem de prioridades nacionais, particularmente em governança, resiliência económica, adaptação climática e desenvolvimento sustentável do capital humano. É especialmente relevante porque as questões prioritárias a serem debatidas são centrais para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.
Entre essas questões estão o futuro com e para os jovens, a digitalização, a paz e o desenvolvimento sustentável. Proposta: Como parte da preparação para a participação da Guiné-Bissau na Cimeira do Futuro, será realizada uma consulta de um dia em 16 de setembro de 2024.
O evento visa fomentar o diálogo entre a sociedade civil, incluindo grupos de mulheres e jovens, bem como partes interessadas do setor privado e do governo, com foco em passos concretos e no desenvolvimento de um pacto consolidado em preparação para a Cimeira do Futuro.
Dado o importante vínculo com a elaboração do novo Plano Nacional de Desenvolvimento do país, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades e o Ministério da Economia, Planeamento e Integração Regional são copatrocinadores deste evento.
Por: Ussumane Mané/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário