quarta-feira, 6 de julho de 2022

CNE CAPACITA POLÍTICOS E SOCIEDADE CIVIL SOBRE O RESPEITO AO GÉNERO NO PROCESSO ELEITORAL

A comissão Nacional das Eleições (CNE) capacita os elementos dos partidos políticos com representação parlamentar e a sociedade civil sobre as questões sensíveis ao género no processo eleitoral.

O seminário de dois dias é no âmbito da implementação da política do género na administração eleitoral com base no programa de 2019/ 2024

Na abertura da formação, o presidente em exercício da comissão nacional de eleições, afirma que a sua instituição pretende dotar os participantes de ferramentas necessárias para a operacionalização dos objectivos da agenda internacional sobre a igualdade do género.

Mpabi Cabi diz ainda que a acção pretende apetrechar a sua instituição, através de processo de monitorização, a avaliação de instrumentos eficazes para uma maior igualdade de género e inclusão social nos processos eleitorais.

“A CNE pretende com esta formação dotar os participantes de ferramentas necessárias sobre a igualdade de género num horizonte temporal de 2019/2024”, disse o venerando juiz conselheiro igualmente presidente em exercício da CNE.

O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Tjark Engenhof, diz que a situação do género tem que merecer a reflexão em todas as situações da vida.

“Qual é a reflexão profunda dos Homens enquanto o seu papel na temática do género?”, questiona o diplomata, afirmando que a situação do género tem que merecer a “profunda reflexão” não só nas instituições, mas também nas famílias.

No seminário de dois dias serão abordados os temas sobre o enquadramento de formação e política de género da CNE, a lei eleitoral na perspetiva de género, a lei de paridade/quota e os direitos de participação política no contexto eleitoral.

Por: Ussumane Mané/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário