sábado, 28 de dezembro de 2019

TRILHA DA ESPERANÇA







O único homem que está isento de erros é aquele que não arrisca acertar.
Albert Eisten


Mais uma vez os cidadãos guineenses são chamados as urnas para escolha do representante máximo da nação, nação cuja a construção foi forjado sob suor e sangue dos nossos valentes combatentes da liberdade da pátria.

No dia 29 deste mês concluiremos a sexta eleição presidencial (1994, 2000, 2005, 2009, 2014, 2019), mais um importante teste para a nossa jovem democracia que aos “trancos e barrancos” vem se reinventando e amadurecendo a cada pleito.

Apesar de ainda estarmos no segundo turno podemos considerar estas eleições um importante marco na nova era democrática guineense, estamos assistindo pela primeira vez o fim de uma legislatura presidencial democraticamente construído e um executivo resultante de eleições e não de arranjos políticos ou intervenções militares.

A Guiné-Bissau caminha a passos largos para consolidar a democracia e nesta nova era, não haverá espaços para intolerância, violência e/ou qualquer outra forma de perturbação da ordem pública.

Nesta nova era, não será permitido a demostração de forças, mas sim de resiliência, de perseverança de convicções pautado no embate democrático.

No campo politico o Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo-verde – PAIGC, esteve em todas as disputas presidências, suportando os candidatos vencedores nos anos de 1994, 2009 e 2014, provando assim ser o número um na preferência dos guineenses, se pontuarmos as eleições legislativas os números são ainda mais expressivos.

O momento é crucial para o país, se faz necessário uma revisão de postura, errar é do quotidiano de quem arrisca, o PAIGC, cometeu alguns erros ao longo do tempo, mas os seus erros não são maiores do que os seus acertos, porque quando acertou reconquistou a liberdade, resgatou a soberania nacional e restabeleceu a esperança.

É na base desta esperança que o PAI se coloca mais uma vez a disposição dos guineenses para juntos resgatarmos o país, tenho a plena certeza de que com a força da união, fecundada pela nossa luta de libertação nacional TCHON NA FRIA ASSIM PA TERRA PUDI RANKA.

Fernando Sanha

#Bissaumalgos

Fortaleza/Ceará/Brasil 

27/12/201

Sem comentários:

Enviar um comentário