segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

«NUMURUS NA YALADU INDA NA CALERON!» CNE PROMETE DIVULGAR RESULTADOS PROVISÓRIOS DAS ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU NA QUARTA-FEIRA

Os resultados provisórios da segunda volta das eleições presidenciais da Guiné-Bissau, que decorreu este domingo, serão anunciados na quarta-feira pela Comissão Nacional de Eleições.


Em declarações aos jornalistas para fazer um balanço do ato eleitoral, sem direito a perguntas, Felisberta Vaz, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), desmentiu "informações levianas" que estão a correr nas redes sociais "relativamente à tentativa de fraude eleitoral".

"Aproveito aqui para apelar à tolerância, serenidade e sentido de responsabilidade de todas as candidaturas, órgãos de comunicação social e outros implicados neste ato nobre, uma conduta cívica", defendeu a porta-voz da CNE, que lembra o "apanágio e a imagem histórica" da instituição na administração de processos eleitorais.

A responsável disse ainda que a CNE não pode compactuar com "falácias, intrigas e outros males que tendem a desvirtuar os seus propósitos" e que toda a sua atuação é baseada na lei "e não na vontade expressa de terceiros".

A instituição eleitoral apela à calma, serenidade e vigilância "contra manobras atentatórias e a vã tentativa de comprometer" o processo.

Exortou ainda a comunicação social a abster-se de divulgar os resultados eleitorais, lembrando que essa competência é exclusiva da Comissão Nacional de Eleições.

"Aparentemente tudo correu bem"
Mais de 760 mil guineenses foram este domingo chamados às urnas para escolherem o próximo presidente da Guiné-Bissau entre Domingos Simões Pereira, candidato do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e Umaro Sissoco Embaló, candidato do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15).
Conosaba/Lusa 

Sem comentários:

Enviar um comentário