quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

«FUNÇÃO PÚBLICA GUINEENSE» UNTG EXIGE AO GOVERNO PAGAMENTO INTEGRAL DE DOIS MESES DE SALÁRIOS AOS SERVIDORES PÚBLICOS


Bissau,18 Dez 19(ANG) – A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG) exige ao Governo o pagamento integral de dois meses de salário aos servidores de Estado, relacionados ao Novembro e Dezembro, o mais tardar até 23 do corrente mês.


Em nota à imprensa enviada hoje à ANG, sobre a decisão tomada na reunião do seu secretariado nacional, realizada terça-feira, na qual se analisou o impacto do cumprimento do Memorando de Entendimento assinado com o Governo, em Agosto, a UNTG prevê a entrega, na próxima segunda-feira, de um pré aviso de greve ao executivo , para a paralisação das actividades laborais entre os dias 7 e 9 de Janeiro de 2020. 

No comunicado, a UNTG afirma que foi bastante tolerante para com o Governo, dando-lhe moratória mesmo depois de não ter cumprido vários pontos constantes no Memorando e que deveriam ser concretizados no passado mês de Setembro do ano em curso. 

Denunciou ainda na nota as violações constantes dos diplomas relacionados com ingresso na Função Pública, factos que diz terem sido verificados em quase na maioria dos Ministérios e Secretarias de Estado. 

“A actuação arbitrária da ministra da Justiça que colocou mais de 20 pessoas naquela instituição sem respeitar as regras basilares de ingresso, o comportamento arbitrário do Director Geral das Alfândegas em colaboração com a dita empresa Gru-SA, a qual foi adjudicada um contrato de prestação de serviço sem concurso público e que suspendeu mais de 11 mulheres que durante vários anos prestavam serviço de limpeza naquela instituição”, exemplificou. 

A UNTG diz ainda no comunicado que o Ministério da Economia e Finanças, em colaboração com o Ministério da Educação Nacional violaram flagrantemente o Estatuto de Carreira Docente promulgado e publicado no passado mês de Janeiro do ano em curso no Boletim Oficial, abdicando de implementar a parte mais relevante do mesmo, relacionada a progressão na carreira docente. 

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário