sábado, 21 de dezembro de 2019

GUINÉ-BISSAU PERSPECTIVA ABRIR BREVEMENTE EMBAIXADA EM ANGOLA



O director geral da política externa do ministério dos negócios estrangeiros, João Soares da Gama, garante que brevemente será designado um embaixador da Guiné-Bissau em Angola, para suprimir AS dificuldades que os emigrantes guineenses enfrentam naquele país lusófono

A garantia foi dada, esta sexta-feira, em forma de resposta à preocupação dos emigrantes guineenses retornados, e foi durante a celebração do dia nacional dos emigrantes guineenses (20 de Dezembro), realizada na direção geral das comunidades.

No acto João Soares da Gama, em representação da ministra dos negócios estrangeiros, afirma ainda que o ministério que representa está ciente das dificuldades dos emigrantes guineenses no exterior e já começou a tomar medidas conducentes a resolver as questões mais críticas dos emigrantes guineenses.

A directora geral das comunidades, Aldonça Gomes Ramos, disse que “o dia de hoje representa uma oportunidade de avaliar as nossas actividades realizadas, concertar propriamente o nível de relacionamento com os emigrantes em busca de uma melhor solução para a problemática da emigração”.

Adulai Seide, presidente da associação de emigrantes guineenses retornados e repatriados da africa, falou das principais dificuldades que os emigrantes guineenses enfrentam na diáspora africana principalmente em Angola.

“As dificuldades são enormes, principalmente em Angola, não podemos colocar dinheiro no banco, por isso, somos vítimas de muitos roubos e tem irmãos que foram assassinados”, lamenta.

É celebrado, esta sexta-feira, dia 20 de Dezembro, dia nacional dos emigrantes guineenses e a data foi marcada com a realização de uma conferência que serviu também para a direção geral da comunidade em colaboração com diferentes associações dos emigrantes apresentar e avaliar as actividades realizadas este ano e as prespetivas para 2020.

O encontro serviu para a direção geral de emigrantes apresentar e avaliar as actividades realizadas durante este ano e as prespetivas para o ano 2020 e associação dos emigrantes homenageou a ministra dos negócios estrangeiros pelos trabalhos que estão a ser desenvolvidos em prol do bem estrar dos emigrantes guineense.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário