quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

«PRESIDENCIAIS 2019/2ª VOLTA» CANDIDATO UMARO SISSOCO EMBALÓ PROMETE "RELAÇÃO SAUDÁVEL" ENTRE ÓRGÃOS DA SOBERANIA

Bissau, 19 Dez 19(ANG) – O candidato suportado pelo Movimento para Alternância Democrática(MADEM-G15) à segunda volta das presidenciais garantiu que se for eleito chefe de Estado vai criar as condições para um “relacionamento saudável” ente os órgãos da soberania do país.

Umaro Sissoco Embaló que falava num comício na quarta-feira, no Espaço Verde do Bairro de Ajuda, em Bissau, afirmou que será um Presidente de todos os guineenses, ao contrário daqueles que quando chegam numa comunidade ou tabanca identificam com um grupo étnico ou seja ”sou balanta ou mandinga.

“Durante a minha magistratura vou trabalhar para manter boas relações com todas as instituições da República, nomeadamente a Assembleia Nacional Popular, o Governo, Supremo Tribunal de Justiça e uma relação mútua com o sindicato dos jornalistas porque eles são o quarto poder”, prometeu.

Sissoco Embaló afirmou que o Presidente de Comité de Sanções da ONU para a Guiné-Bissau Anatoly Ndonghba tinha lhe informado que pediu a organização para levantar sanções contra os doze militares guineenses envolvidos no golpe militar de 12 de Abril de 2012.

Disse que se for eleito Presidente da República, o povo será seu conselheiro, acrescentando que não precisará do conselhos de um Chefe de Estado sanguinário, que tortura seu povo, fazendo referência ao Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé.

Sissoco lembrou que quando era primeiro-ministro deu orientações ao ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças para irem à Guiné- Conacri reparar a casa e o carro do pai e fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Lopes Cabral, para dignificar a sua memória.

Prometeu que se ganhar as eleições, durante o primeiro ano de mandato, ocupará o cargo do presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e seguidamente do presidente da União Africana.

Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG




Sem comentários:

Enviar um comentário