terça-feira, 27 de agosto de 2019

«SECRETARIA DE ESTADO DO ENSINO SUPERIOR E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DA GUINÉ-BISSAU» CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

República da  Guiné-Bissau
Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior
Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica

Conferência de Imprensa

O Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, através da Secretária de Estado do Ensino Superior e Investigação Cientifica, viu-se obrigado a convocar à imprensa para, na verdade, esclarecer os pais ou encarregados de educação dos selecionados, a sociedade em geral e os parceiros internacionais sobre essa situação incómoda por que passa, devido a ação de certas pessoas dentro e fora da instituição que, pura e simplesmente, tentaram pôr em causa o processo de seleção para bolsas de estudos feito com afinco, transparência, responsabilidade e com muito profissionalismo.  
 Porém, enquanto secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Cientifica, gostaria de garantir a todas e a todos que a atribuição de bolsas de estudos, aqui nesta instituição que é de todos os filhos da Guiné-Bissau, será feita mediante a competência e meritocracia. Aliás, apesar de ter a noção clara de que qualquer mudança oferece sempre alguma resistência, quando fui chamado para desempenhar essas funções, prometi ao povo da Guiné-Bissau que os tempos seriam outros e que as almejadas mudanças, nesta instituição e nas áreas da minha atribuição, seriam uma realidade e não uma mera miragem. Obedecendo esse princípio que me orienta ao longo da vida, tentei blindar o processo, percorrendo as seguintes fases:
Primeiro, nós, no Ministério, procuramos contatar quadros nacionais com provas dadas em matéria de língua portuguesa e matemática, além da idoneidade das mesmas. Ainda nesse mesmo espírito de procura permanente de performance e da justeza do processo, colocamos, sem hesitação, em cada sala, para a vigia, um técnico, um inspetor e mais grupo de inspectores de supervisão. Posto isso, os testes foram levados para Ministério, onde, por um grupo muito restrito de técnicos e inspetores, foram codificados e retirados o cabeçalho antes de serem entregues ao grupo de corretores. Convém salientar que as correções foram feitas dentro do Ministério. Após de Concluídas, as notas foram lançadas de acordo com número convencional; em seguida os nomes foram escritos pelos inspetores e, finalmente, a equipa de informática introduziram as medias finais.
Ainda, no que concerne a todas essas fases, afirmamos, categoricamente, que, em cada fase fez-se a cópia de trabalho, por forma a garantir a maior transparência do processo.
Muito embora, não obstante todas essas medidas de precauções, dias depois, fomos surpreendidos com a notícia de que alguns pais ou encarregados de educação dos candidatos selecionados estavam sendo contatados, por alguém do Ministério, para pagarem quinhentos mil cfe. (500 000,00) e que em caso não pagassem, os seus educandos, segundo este elemento do Ministério, iriam perder a bolsa, porque não tiveram um bom desempenho no teste de matemática. Revoltados com o facto, um dos pais, neste caso, uma mãe, veio ao Ministério pedir esclarecimento. O Ministério simplesmente encaminhou o caso para a polícia judiciária e, no espaço de alguns dias, o suspeito foi apanhado em flagrante, como consequência, neste momento, encontra-se detido numas das celas da mesma instituição policial.
No entanto, segundo o agente policial responsável pelo caso, na interrogatória, o suspeito disse que se chamava Sana Tossá Bangura e que conseguiu copiar, para o seu caderno, todos os dados sobre as bolsas de estudos, a partir do computado do seu  primo de nome Aliu Turé  que, na verdade, foi um dos informáticos encarregue de introduzir todos os dados desse processo no computador.
  Para terminar, reafirmamos que o Ministério da Educação será intransigente e inflexível perante os factos do gênero e apelamos, em viva voz, que qualquer pai ou encarregado de educação que for pedido qualquer montante, neste ou noutro processo, deve denunciar o caso ao Ministério ou a polícia judiciaria. Além do mais, prometemos fornecer todas as informações necessárias para que a investigação consiga trazer a luz do dia a verdade do acontecido. Também, queremos realçar a importância da realização do teste para atribuição de bolsa de estudo, por um lado, e, por outro lado, como forma de não só de avaliar o sistema do ensino, mas também dar credibilidade a esse mesmo sistema no país de acolhimento dos estudantes, para além de estimular a competitividade entre os mesmos e entre as próprias instituições escolares tanto públicas como privadas.
Muito obrigado!
Bissau, 23 de agosto de 2019
                                                             O Secretário de Estado
                                                              Garcia Biifa Bedeta

Sem comentários:

Enviar um comentário