sexta-feira, 23 de agosto de 2019

«PRESIDENCIAIS - 2019» CEDEAO EXORTA GOVERNO GUINEENSE A TRABALHAR COM PARTIDOS POLÍTICOS NO PROCESSO

Bissau, 22 Ago 19 (ANG) – A ministra de Administração Territorial e Gestão Eleitoral disse esta quarta-feira que a missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO),pediu ao Governo para observar a lei, trabalhando com os partidos políticos no sentido de ter mais participação e esclarecimento no processo de Correcção do Caderno Eleitoral.

Maria Odete Costa Semedo citada pela Rádio Pindjiquiti depois do encontro com a delegação da CEDEAO que se encontra de visita ao país, frisou que a preocupação da CEDEAO é no sentido de o processo em causa ser transparente, “porque quando há dúvidas suscita sempre desconfianças”.

Também aconselharam que deve haver abertura, e informamos que já iniciamos um trabalho de comunicação com os partidos políticos embora vamos para eleições presidenciais, em que cada partido deve ter um candidato a apoiar. Seria bom enveredarmos pelo caminho de uma comunicação mais aberta e mais frequente, e, se não houver isso, teremos mesmo probabilidade de desconfiar um do outro”, disse Odete Semedo.

De acordo com a governante, foi explicada a missão da CEDEAO os motivos que estão por detrás da não realização do recenseamento de raiz reclamada por certas formações politicas, e que, o que será feita é a correcção dos nomes dos cidadãos que tinham recenseado durante as eleições Legislativas cujos nomes não se encontram nos cadernos, e que correspondem à 02 por cento da população recenseada.

Para Odete é uma forma de fazer justiça a reclamações feitas sobre o ocorrido.

Semedo sublinhou ainda que as dificuldades financeiras fizeram com que o orçamento para a Correcção do Caderno Eleitoral, que inicialmente situava nos oito milhões de francos CFA, baixasse agora para três milhões de fcfa, salientando que a delegação da CEDEAO considerou de “muito bom”, o facto de todos se unirem nesse trabalho.

Sobre o início dos trabalhos da Correcção dos Cadernos que devia iniciar hoje, Maria Odete da Costa Semedo não confirmou nem desmentiu, salientando que tudo vai depender do Ministério da Economia e Finanças, entidade financiadora.

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário