segunda-feira, 26 de agosto de 2019

MARROCOS DISPONÍVEL PARA AUMENTAR BOLSAS DE ESTUDO E ENVIAR MISSÃO MÉDICA À GUINÉ-BISSAU - GOVERNO GUINEENSE


O Governo da Guiné-Bissau anunciou que Marrocos está disponível para aumentar as bolsas de estudo para guineenses, reforçar a formação dos técnicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense e enviar uma missão médica ao país.

O anúncio foi feito num comunicado enviado à imprensa na sequência de uma visita da chefe da diplomacia guineense, Susy Barbosa, a Marrocos, realizada a semana passada.

Na visita, que teve como objetivo a análise das relações bilaterais entre os dois países, o ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Nasser Burita, manifestou a disponibilidade de Marrocos aumentar em 50%, para 180, as bolsas de estudo anuais destinadas ao ensino superior e à formação técnica e profissional.

Segundo o comunicado, o chefe da diplomacia marroquina poderá também realizar uma visita oficial à Guiné-Bissau, em dezembro.

Já no plano das relações institucionais entre os dois ministérios, Marrocos manifestou disponibilidade em acolher já no próximo ano jovens quadros do Ministério dos Negócios Estrangeiros guineenses para "formação no domínio do protocolo" e dar apoio técnicos e de material, salienta o documento.

Outro assunto abordado entre os dois ministros foi o setor da saúde, tendo a Guiné-Bissau solicitado uma nova missão médica ao país ainda durante 2019, "pedido que foi prontamente aceite", refere o comunicado.

Os dois governos pretendem também aumentar a cooperação técnica no setor da saúde, nomeadamente com evacuações sanitárias para tratamento médico de pacientes guineenses em Marrocos.

Em maio de 2015, durante a visita do rei de Marrocos, Mohamed VI, à Guiné-Bissau foram assinados 16 acordos de cooperação, que abrangeram vários setores, incluindo educação, saúde, energia, agricultura.

Conosaba/faladepapagaio/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário