quarta-feira, 21 de agosto de 2019

"COM UM SONHO NA ALMA" - IDRISSA DA SILVA

A banalização da corrupção na Guiné-Bissau torna se cada vez mais difícil em pensar na utopia. O aparelho de estado em cheio dos corruptos, e nossos governos nem falaremos, onde a política passou a ser teatro dos corruptos. A partir do momento que os tolos perceberão que na política podem se dar bem, nosso aparelho foi sendo transformado num poço de enriquecimento e lavagem de dinheiro. 

Aliás nunca tivemos um governo que vê o povo como princípio e fim de tudo. Sempre tivemos reunião de abutres em nome do nosso governo, verdadeiros vampiros da ética e moral. Sugam desde os mais elementares princípios da moral e da ética daqueles que perderam a vida durantes, desde os mais primórdios dias da luta de libertação nacional até os mais básicos sonhos das crianças em idade escolar. Na verdade, nunca sabem o que é ter um filho/a nas escolas públicas em constante greves e incertezas quanto ao ano letivo. Os professores em situação precárias, alguns perdem a ética e a moral, passam a cobrar dos alunos como se fossem responsáveis por seus salários. 

Na Guiné, parece praga, nas finanças, migração, identificação, alfândegas etc., parece que cada um trabalha pra se, uma total desordem burocrática, uma miséria de funcionários públicos, uns sem noção mas corruptos. São tão bandidos que vivem sem exemplos, mas em suas casas são pais honestos e éticos. 

A Guiné-Bissau parece uma tumba de asneira, onde a esperança só chega nos períodos das eleições, charlatões falam em nome da ética e moral. É mais fácil confiar num cachorro na Guiné de que num político. Mas todas essas partículas de Big Bang surgiram na nossa maior sujeira o PAIGC pós-independência. 

Por longos séculos fomos escravizados por perversos colonialistas portugueses, por qual, muitos dos nossos valentes homens foram vanguarda e deixaram de sonhar em nome de um novo amanhecer de liberdade e condição de vida digna para todos os guineenses. Mas afinal, os que deram a vida para que sejamos uma república soberana, estavam sendo parte do contrato(traição) do PAIGC e seus filhos partidários com a corrupção e a pobreza com que se vive na Guiné-Bissau. Mal afastamos do pesadelo colonial, sentimos alegria da comunidade imaginada nas esperanças renovadas, em que todos acreditavam que o destino da Guiné nos pertence e está em boas mãos. Fomos sidos apunhalados continuamente em jogos de trono. 

Mas amnesia educacional que sofremos, por colonizadores e mais tarde por abutres de pós-Boé, por isso, anos em anos sempre foram árbitros do jogo de espelho. Essa confiança que nunca sessa de se dar, constitui o nosso pecado capital. Acreditar que um lobo pode pastorar um cabrito, é acreditar que todos os políticos guineenses com mais de 50 anos ainda merecem nossa confiança. (Todos são frutas podres da árvore pobre, o PAIGC). 

Tão intensa nossa amnesia que muitos não sabem ao certo do errado, por um lugar ou pequena quantia vendemos nossa dignidade, permitindo assim que a corrupção continue e o silêncio sangrando nossa AMADA MAMA GUINÉ! 

No dia em que jovens éticos e comprometidos com a Guiné-Bissau assumirem as rédeas, a História e a Justiça não serão complacentes com pais e mais corruptos/as de ninguém. 

FIDJU DE DJINTI DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário