sexta-feira, 16 de agosto de 2019

«ARTIGO OPINIÃO Nº 11 - 2019» "NO MUNDO DE HOJE, MESMO AQUI NAS DITAS PAÍSES MAIS RICOS OU MELHOR, MAIS DESENVOLVIDOS NÃO SÃO MAIS RICOS SÃO SIM - MAIS DESENVOLVIDOS, UNEM RESPEITAM UNS AOS OUTROS, RESPEITAM AS SUAS CONSTITUIÇÕES AS LEIS, ESTATUTOS, SOCIEDADE (PESSOAS), RESPEITAM AS REGRAS DOS JOGOS DITADAS, AS HIERARQUIAS, DIALOGAM, FAZEM CEDÊNCIAS E SOLIDARIZAM-SE" - MALAM GOMES

NA ÁFRICA OU NO NOSSO CONTINENTE EM MUITOS PAÍSES É SÓ DITADURA, ABUSO DE PODER, VIOLAÇÃO DE TUDO, MANIPULAÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA E A CORRUPÇÃO GENERALZADAS COM - COMPLICIDADE DAS ANTIGAS POTÊNCIAS COLONONIAL, DITAS PAÍSES RICOS OU COM O - VELHO CONTINENTE.
Por essas razões cidadãos pró - ativos automobilizados e solidários – Devem falar em voz alta e bom-tom ou levantar vozes, não para gritar, mas sim para dar voz quem não tem ou chamar atenção, mas temos também que – falar, ouvir os outros, ler, escrever, sermos solidários – Tudo o que sentimos nas nossas almas devem ser ditas e ditas - fazer tudo na base legal com respeito e educação para aqueles que têm o – Medo que ficam mudos e calados, não fazem nada, porque temem que o algo de mal podem vir acontecer-lhes, acontecer as famílias ou amigos, os que têm poucos espaços de manobras, os que têm limitações reduzidos, os que pensam só nas suas vidas, vidas da família, dos grupos restritos de pessoas, os que são condicionados, os que querem, mas não podem ou não querem fazer, esses todos temos que fazer o possível para que todos sejam ouvidos e tratados como seres humanos com dignidade (Eles também têm que fazer alguma coisa, porque se queremos que o dia de amanhã ou futura venha ser  melhor de que o dia de hoje e de ontem - temos que trabalhar com seriedade.
No mundo de hoje - Quando nasce uma criança, quando um jovem ou uma pessoa concluir a sua formação - (Superior ou Profissional), uma pessoa ou grupo de pessoas formam um partido, movimento político, uma instituição de solidariedade social sem fins lucrativos, que nós chamados sociedade civil ou (ONGD), as vezes ou são, porque não fazem nada.
Muitos não fazem nada e nem são nada – É sempre mais um esperto ou grupo dos espertos que se juntam para enganar e fitar as pessoas muitas vezes não são para ajudar desenvolver a sociedade (pessoas), países e mundo – Muitos não são nada, são simples, ou são grupinhos de pessoas vazias sem nada nos cacos (cabeças), formam instituições para - Lançar poeiras e tapar os olhos a sociedade (Pessoas) e o mundo o – Mundo tem que estar atento ou Nós temos que estar atentos com esses malandros.
Muitos nunca são para dirigir a sociedade (Pessoas), nem países, nem o mundo e nem para aconselhar-nos.
No mundo de hoje, em toda parte, em todos os lados há ou temos:
 Instruturas políticas mais, os trabalhadores sérios e os ténicos qualificados a menos, no mundo de hoje – Sociedade (Pessoas) que cuidem com os manobradores que querem nos vender e depois venderem os nossos países
Temos que estar atentos com as movimentações que os nossos políticos e governantes estão a fazer no - (Plano interno e externo).
NO NOSSO PAÍS RGB, MAIORIAS, ALGUMAS PESSOAS ESTÃO SANTADAS NOS SOFÁS, DEITADAS NAS CAMAS A DESCANSAR E DORMIR QUEREM E RECLAMAM AS MUDANÇAS QUE LEVANTEM E FAZEM ALGUMA COISA.
Pior de tudo os outros pensam que a Guiné – Bissau é deles e os seus Amigos só vão dar lugares os que estão com Eles, os que apoiam, os que estão ao lodo deles ou (Meninos de Praça) – Esses enganam-se, a nossa Terra (RGB) é de todos os Guineenses e Amigos da Guiné – Bissau.
Todos os líderes, políticos e governantes, que têm esses pensamentos, ideias ou ideologia vão falhar, actuais dirigentes do PAIGC, não são de confiança é uma bolha que pode arrebatar em qualquer momento – Eng. Domingos Simões Pereira - Actual Presidente do Partido o quadro do partido, do país, inteligente, com formação académica, política, social consolidada, um homem culto, de coragem eu – Pessoalmente admirava-lhe e até tirava-lhe o chapéu, mas a muito tempo torço o nariz.
Que cuide os guineenses não são de confiança, são traseiros, são perigosos só jogam com interesses e ambições pessoais.
Se queremos unidade, se queremos a paz, se queremos diálogo permanente e sério e não meras conversas, se queremos a verdade, se queremos desenvolvimento da sociedade e do país, se queremos os (Mulheres e Homens) da confiança, se queremos bons trabalhadores (as) sérios para resgatar a sociedade e o país temos que – Trabalhar com seriedade e dizer a verdade) e pôr Homens e Mulheres que têm a sorte, de confiança no lemo ou em frente da sociedade e do país.
Pessoas que Têm a sorte, têm mais trabalho para fazer e devemos ajudar e deixá-los a trabalhar, porque é ali é que estão os nossos os nossos ganhos resoluções dos nossos problemas ou diferendos, de desenvolvimentos e de unidade da sociedade e o país de (Lés – a - Lés)
Eles é que podem criar as condições e pôr toda gente a movimentar (trabalhar) com seriedade.
OS NOSSOS POLÍTICOS E GOVERNANTES, MUITOS NÃO TÊM A CULTURA ACIMA MENCIONADAS O QUE FAZER COM - (ESSSES)?
Se queremos pessoas e países para nos ajudar e não para nos prejudicar, se queremos pessoas para nos ajudar unir e não para nos dividir, se queremos pessoas para nos ajudar resolver os problemas que temos ou que os nossos políticos e governantes criaram sem necessidades e não para nos criar mais problemas? Se queremos pessoas para virem dizer a verdade e não para virem enganar-nos? Se queremos pessoas para virem dizer-nos para evitarmos a guerra, porque na guerra ninguém ganha todos nós perdemos, mas a quem perde mais e são os mesmo os - (Guineense). Se queremos pessoas dignos, de confiança, sérios, cultos, que trabalham, solidários, que dizem verdade, corajosos, bom, para estarem em frente da sociedade (Pessoas) e do país? Se queremos pessoas para virem aconselhar-nos e não para virem terrorizarmos? Se queremos países vizinhos, países amigos e a comunidade internacional para nos ajudar, aconselhar para podermos resolver e sair nas situações difíceis que alguns dos nossos políticos e governantes criaram com as suas cumplicidades (Eles são compelis, não dizem aos nossos políticos, líderes e governantes a verdade, mudam sempre as opiniões constantemente, consoante o tempo e até mais de que os nossos líderes, políticos e governantes).
Perguntam-se o que é que nós que nós queremos? Atenção. - Não há café, não há pequeno-almoço, não há almoço, não há o jantar ou não há nada grátis no mundo de hoje (tudo têm os custos)
Os nossos políticos e governantes têm que pôr nas suas cabeças que a Guiné – Bissau é de todos os guineenses e amigos da Guiné – Bissau, só temos um caminho único a percorrer trabalhar e trabalhar juntos – Somos poucos se trabalharmos juntos os somatórios ou ganhos seriam maior e melhor para todos.
Só trabalhar juntos é que podemos desenvolver a nossa sociedade, o nosso país, ter mais segurança, ter mais respeito, prevenir e evitar tudo.
Todos Nós Guineenses - Dentro e fora da porta, somos convidados para irmos ou dar as nossas contribuições na nossa terra natal (RGB) – Não é precisa de um convite especial por escritos e nem são preciso irmos todos lá, muitos estão fora do país dão mais de que alguns que estão lá dentro, por isso todos Nós ou (Todos são Convidados).
Há quarenta (46) anos da nossa independência qual é balanço que podemos fazer de tudo o que - foram feitos de (Bem e de Mal) e porquê que estamos assim até hoje sem sossego e sem nada?
Porque a sociedade guineense  - Muitos são analfabetos, ignorantes, malandros, não dizem a verdade, não sabem as suas limitações, são  especialistas em críticas de trabalho dos outros, em manipulação de opinião pública, em ganância, em desvalorizar e rebaixar os outros.
Metem sempre nas suas cabeças é só Ele ou Eles é que podem resolver os problemas da sociedade e do nosso país (RGB) enganam-se.
Mas conseguem arrastar centenas das pessoas, isso não é nada, porque é uma gota de água doce no Oceano só aqui em Portugal, somos cerca de trinta mil (30.000) guineenses (Mais coisas e Menos coisas).
Quem é ou qual é a organização que já conseguiu reunir ou juntar mil (1000) guineenses aqui em Portugal? Ninguém.
Estou aqui há trinta e seis (36) anos, trabalhar e movimentar, mas já fui quinze vezes a terra natal ou terra Mãe RGB) visitar famílias, amigos, colegas e matar saudades a (última vez foi a dois anos (2) anos as viagens todas pagas com o dinheiro do meu trabalho (menos um inauguração do avião no governo na era Dr. Kumba Yala (Não contei essa viagem).
Os nossos políticos e governantes têm que pôr nos seus cacos (cabeças) que a - Resolução dos problemas da nossa sociedade do nosso país depende de todos nós (dentro e fora de Porta).
Por último queremos nosso país a Guiné – Bissau para todos os Guineenses e amigos da nossa Terra (RGB) é para toda gente Bom e trabalhadores (as)
Temos bons filhos da nossa Terra, espalhados um pouco por toda parte do mundo e lá dentro, se os nossos políticos e governantes mudarem os seus comportamentos e as suas atitudes, muitos vão dar as suas contribuições e até alguns a custo zero (0) param a sociedade, o estado e o nosso país.
Todos os nossos problemas, diferendos, desatendimentos, golpes de estado, guerra – tudo eram desnecessários.
Veio tudo ou vem de – Ambição pessoal, abuso de poder, ganância, manipulação de opinião pública, falta de confiança, de apoio, de dizer a verdade (quem é que criou tudo isto é Agente no PAIGC e não de Agente do PAIGC do nosso grande partido que nos libertou, libertou o nosso país, a sociedade guineense hoje estamos em toda parte do mundo graça a esse grande partido com a sua gente bom. (Agente do Partido)
Desde a morte de Amílcar Lopes Cabral o PAIGC, nunca encontrou o líder para o substituir, porque todos os líderes do PAIGC desde morte de Cabral falharam, nenhum deu a continuidade do projecto.
Nenhum, mas nenhum conseguiu unir o Partido, Militantes do partido, Simpatizantes do partido, o povo da Guiné e nem unir o povo a Guiné e de Cabo – Verde, nem foram cumpridos o programa maior ou princípio do PAIGC – O PAIGC Instituição, Partido ou pessoas que estão em frente do Partido têm que demitir, que o Partido PAIGC - Falhou a (Sociedade Guineense o nosso país República da Guiné - Bissau).
Vejamos o PAIGC já não tem militantes dentro e fora do país, militantes que não pagam as quotas definidos, não faz angariação dos militantes e simpatizantes, não mobilizam fundos para o partido, não faz angariação dos fundos junto as pessoas e empresas para apoio ao partido nas campanhas eleitorais, e nenhum direcção no exterior tem as contas bancárias e nem o fundo - Todos com as mão abertas a espera do dinheiro vindo do país e até pagar as viagens Deles para irem fazer campanhas ou manipular, enganar o povo analfabeto e ignorante o (POVO), nem vêem as palmas de mão – Que raio do pessoas e políticos são estes?
Tudo o que se passa na Guiné – Bissau as culpas é as responsabilidades são de atual dirigentes ou sucessivos dirigentes do PAIGC, até hoje conseguem ainda arrastar muita gente – Na minha opinião pessoal o PAIGC, ainda não encontrou o líder carismático para substituir a Amílcar Lopes Cabral e resolver os problemas do PAIGC, unir militantes, simpatizantes do partido e apresentar projectos de – Curto, médio e longo prazo ou resgatar a sociedade e o país.
Desde independência até hoje é o PAIGC é que está governar o país.
Há quarente e seis (46) anos da independência e vinte cinco (25) anos de democracia ou multipartidarismo é o PAIGC é que está sempre governar a sociedade e o país e ganhou todas as eleições com maioria absoluta, menos duas esta só ganhou com maioria relativa e se não consegue governar com maioria absoluta como é que vai conseguir governar com maioria relativas, como é que vai governar com moletas e amigos de ocasião que nós todos sabemos esses não duram sempre.
Menos uma que o carismático líder do PRS (Kumba Yala) arrancou vitória a fero ao PAIGC e o PAIGC não lhe deixou governar.
Deixei o país fisicamente a trinta e seis (36) anos, digo fisicamente, porque espiritualmente estou sempre lá e faz o possível para que o melhor fosse feitas lá – (dou e mobilizo os compatriota para o fazer) – Não é fazer o favor é cumprir as nossas obrigações ou os nossos direitos, deixamos o país e devemos compensar as nossa faltas, embora não fazemos parte de problemas, mas devemos fazer parte de soluções – Temos lá a nossa gente que estão a sofrer.
Quero dar as minhas contribuições segundo as minhas possibilidades e estar no sítio onde posse ser mais, crescer, dar mais e ver as pessoas a crescer, o país e o mundo.
O PAIGC – NÃO TEM SOLUÇÕES PARA O PRÓPRIO PARTIDO, PARA OS SEUS MILITANTES, PARA OS SEUS SIMPATIZANTES E NEM PARA O PAIS O PAIGC -  NESSE PRECISO MOMENTO O PAIGC É OBSTÂCULO PARA A SOCIEDADE GUINEENSE E O PAÍS.
MALAM GOMES  - DIRIGENTE ASSOCIATIVO EM PORTUGAL

Sem comentários:

Enviar um comentário