sábado, 24 de agosto de 2019

MOVIMENTO PANAFRICANO DA REJEIÇÃO DO FCFA MPR-FCFA MANIFESTOU-SE HOJE, EM BISSAU, CONTRA FRANCO CFA


MOVIMENTO PANAFRICANO DA REJEIÇÃO DO FCFA MPR-FCFA realizou hoje uma manifestação Frente de sede do UEMOA , para exigir o fim do franco cfa e a transparência na criação do ECO . 

COMBATE AO FCFA E EXIGE UMA MOEDA DA CEDEAO SEM INTERFERÊNCIA ESTRANGEIROS É UMA LUTA NOBRE PARA A SOBERANIA MONETÁRIA . O MPR-FCFA

Movimento Pan africano de Rejeição do FCFA é um Movimento Ativo nos países da zona CFA. Ele luta pela criação de uma moeda soberana para substituir o franco colonial, ele luta pela boa governança e a promoção de feitos em África. Criado há dois anos pelo camarada Seydou Kalafo , o movimento é ilustrado por ações de informação e consciencialização do população nos quinze países que consomem o franco colonial (oito em UEMOA, seis na zona da CEMAC e nas Comores).

Em dois anos de existência, o MPR-FCFA respondeu a todas as chamadas protesto nacional e / ou internacional contra o FCFA, Françafrique, contra o mau governação ou contra a Afeganização do Sahel. As imagens e vídeos em nossas diferentes plataformas (página do Facebook, Whatssap, Youtube ...) ilustrar essas ações patrióticas. 

O documento básico do MPR-FCFA é uma carta pan-africana, um excelente documento que dá a cada país sua autonomia de gestão. Está disponível com outros documentos em nossos grupos Whattsapp. Luta pela soberania monetária '' Uma nação que não tem sua soberania monetária não pode reivindicar soberania política ou militar '' - Rejeição do franco colonial FCFA 

Estamos lutando contra o FCFA porque era originalmente uma moeda ilegítima porque impostas aos nossos países e mantidas por acordos clandestinos e mafiosos da françafrique por 75 anos (em modo refinado).

Nós lutamos contra o FCFA porque sua paridade é fixa e primeiro com o franco francês e então o euro tem um impacto negativo em nossas exportações. Esta paridade fixa remove nossos países qualquer possibilidade de pôr em risco choques exógenos ou internos que nossas economias. Estamos lutando contra o FCFA porque o depósito de 50% de nossas moedas no Contas de negociação domiciliadas no Tesouro francês são um ato de fraude. um custo muito caro para garantir a conversibilidade ilimitada do FCFA . 

Nós lutamos contra o FCFA porque aniquila qualquer esforço de desenvolvimento industrial dos nossos países e nos torna eternos importadores e consumidores de produtos finais . Lutamos contra o FCFA porque facilita a fuga da nossa capital, o branqueamento capital com o princípio da livre circulação de capitais entre a França e suas antigas colônias da África negra. Estamos lutando contra o FCFA porque é o combustível do francafrique. o francafrique é um sistema de pilhagem organizado pela França e algumas elites Africano. Vai dos acordos secretos de defesas, da presença excessiva de Empresas francesas, participação acionária de líderes africanos na capital , essas empresas, protegendo os líderes corruptos e seus clãs, priorização da França nas nossas relações com o exterior ... etc. 

Nós lutamos contra o FCFA porque tira de nossos países esta segunda alavanca da política monetária. 

Nossos países há 75 anos não usam do que a política fiscal para desenvolver. Um fato intelectualmente inaceitável.

Estamos lutando contra o FCFA porque é um freio na integração de nossos países, Integração africana. O FCFA da Zona UEMOA não pode ser consumido na zona da CEMAC. Primeiro, deve ser trocado em moeda estrangeira e depois compre o FCFA da referida zona. Estamos lutando contra o FCFA porque as taxas de juros são muito altas para permitir a criação de um setor privado digno desse nome. Hoje neste as taxas mundiais ficaram muito baixas até atingir a taxa negativa. hoje os bancos pagam para emprestar dinheiro em alguma parte do mundo. mas connosco emprestar dinheiro do banco resto do mar para beber por causa de Taxas de juros exorbitantes. Em 75 anos o FCFA não trouxe desenvolvimento, não pode porque não é não feito para isso. Os países da zona CFA continuam sendo os mais pobres do mundo e estas estatísticas permaneceram inalteradas durante décadas. O único argumento do pró-CFA é a inflação baixa. 

Em vez disso, nossos países precisam criar riqueza, para garantir o emprego massivo dos desempregados que para cumprir taxas de inflação baixas nos países da UE com um nível de desenvolvimento mais elevado avançada. 

Então, dizemos não ao conformismo de colarinho branco em detrimento de desenvolvimento. Porque não se esqueça da zona CFA é a segunda zona da União Europeia. Estamos sujeitos à ditadura monetária da UE. - O advento da moeda única da CEDEAO Anunciado desde os anos 80, a criação da moeda da CEDEAO parece Saia da floresta. No início, criou esperança fértil para todos aqueles que lutam contra o FCFA. Ao obter a soberania monetária, enterram os o FCFA e ricocheteamos nós privamos a França de seu combustível e inexoravelmente seu fim virá. Nós pedimos demonstrações porque o conteúdo do roteiro adotado por Chefes de Estado da CEDEAO não fornecem todas as informações necessárias para avaliar o grau de transparência do processo, melhor Presidente Alassane Dramane Ouattara da Côte d'Ivoire durante sua declaração em 9 de julho em Paris para dizer que nenhum dinheiro será sacrificado e que o FCFA se tornará Ecoem 2020, mantendo os mesmos princípios de operação. Então apenas um mudança de nome !!! Essa postura justifica ainda mais a extensão do nosso luta contra uma moeda da CEDEAO colonizada pela França. Moeda da CEDEAO, não apenas qualquer moeda e a CEDEAO, não qualquer organização sub-regional . Uma moeda é a confiança e a criação desta nova moeda foi despertou em nós militantes anti-cfa, bem como à população em geral um phew de alívio, um sentimento de orgulho. 

Porque durante anos de luta tivemos Nunca esteve tão perto de tal vitória. Mas a falta de informação Crucial e a entrevista do Presidente Ouattara afastou a esperança. A CEDEAO é uma grande entidade económica, é o primeiro poder desenvolvimento econômico regional em África. Inclui o primeiro poder África, Nigéria, um dos principais países exportadores de petróleo e representa. Só ele mais de 70% da economia da área. Até agora mais importante que todos os 8 países consumidores da UEMOA FCFA. A CEDEAO é constituída por países ricos em recursos naturais, segundo e terceiro maiores produtores de ouro na África (Gana, Mali), o primeiro e o segundo maior em cacau (Côte d'Ivoire, Gana), o maior do mundo reserva de bauxita (Guinee Conackry), a quarta maior em urânio (Níger) para citar apenas aqueles ...

A criação de uma moeda da CEDEAO tornará o comércio mais fácil nesta zona com um mercado interno de mais de 360 ​​milhões de habitantes mais de 5.000.000 km2. A CEDEAO é composta por 15 países: Mali, Níger, Burkina Faso,Togo, Benin, Senegal, Guiné-Bissau, Nigéria, Gana, Cabo Verde, Libéria, Serra Leoa, Gâmbia, Guiné Conakry, Costa do Marfim. Ela é um exemplo na África em prazo de resultado econômico e até de integração (embora muito progresso são esperados) Os benefícios da criação desta moeda são inumeráveis, em uma palavra começará o verdadeiro desenvolvimento da África. Análise do relatório da cimeira de 24 de Julho dos Chefes de Estado da CEDEAO - Nome retido para a moeda da CEDEAO: Eco O nome Afri ou Afriki ressoa bem com a nossa identidade africana. Moeda cedeao não deve ser restrito apenas aos países desta zona, é chamado a crescer e mais tarde pode se tornar a moeda única Africano e o nome Eco A pequena Ecowas já sela uma barreira linguística. Melhor a maior parte a população do cedeao não é reconhecida nesta denominação. Um nome ligado a nossa identidade é mais meritória. Uma mudança de nome é fortemente recomendada. - Tipo de banco de moeda '' Federal Central Bank '' O banco central é uma coisa boa, mas sua política monetária não deve se concentrar apenas na focalização da inflação, mas também e especialmente no pleno emprego (primeiro combate ao desemprego). A inflação não é uma infâmia para os países que necessitam de investimento em todos os setores. Do outro lado .O desemprego é um problema real para esses milhões de jovens que procuram emprego. 


Aqueles que defendem o FCFA (Ouattara e Sall) fizeram o controle da inflação, sua mantendo seu argumento baixo. Esta estabilidade sorrateira não tinha respondente em termos de desenvolvimento na zona cfa como sabemos que os onze últimos países fora dos quinze no IDH baixo são desta área. Para os países da UEMOA, a questão da inflação é muito importante, porque não são não está acostumado a taxas de inflação de dois dígitos, como Gana ou o Nigéria. Para esses países de língua inglesa, o desenvolvimento não deve ser sacrificado lucro da manutenção da inflação baixa, o caso da UEMOA.

Nos critérios de convergência macroeconômica, o limiar da taxa de inflação é de 5%. Com esta taxa, muitos países ainda esperam muitos anos antes para integrar a nova moeda. Para rever este critério com outro olho econômico será mais salutar. Assim, propomos uma política monetária focada no pleno emprego e visando a inflação. Manter o défice orçamental a um máximo de 4% do PIB é aceitável, uma vez que segundo critério de convergência macroeconômica. Para que uma moeda seja colocada em circulação em 2020, muitas coisas estão faltando no processo. O estabelecimento de instituições responsáveis ​​pela gestão de a nova moeda não viu dia. 

Nós ainda não sabemos qual país vai abrigar o banco federal, qual será a composição dos membros que vai sentar? Que tipo de instituição controlará o banco federal em sua política monetária ( o cedeao não tem um parlamento federal? como as equivalências serão gerenciadas? entre um Eco e o FCFA e as outras sete moedas nacionais? qual será o seu arredondar a equivalência do Eco em relação ao cesto de moedas (Euro, Dólar, Yuan ...) que será anexado. Qual é a fórmula do depósito de reserva no nível do banco?

entre muitos outros ... 
Essas questões nos fazem duvidar da divulgação, em 2020, da Moeda da CEDEAO. Então, estamos com medo de que a criação da moedaterminar em um calendário grego.

Federal para cada país? O uso do outdoor é um fato comum em países que detêm a sua moeda, como é esta ferramenta enquadrada no caso de o cedeao do banco federal? Perguntas legítimas

- A adoção de um regime flutuante A taxa de câmbio flutuante é uma coisa boa e ainda melhor se for o plano câmbio flutuante controlado como é o caso atual da China. Com esta ferramenta , o banco federal indicará as taxas de câmbio de acordo com as moedas e seguindo as questões de oferta e demanda.

A moeda será vinculada a uma cesta de moedas como mencionado acima, não temos informações sobre o equivalências e não seremos capazes de interpretar rumores. Rejeitamos o FCFA porque sua paridade fixa com o euro não nos permite para influenciar a taxa de câmbio e pelo ricochete nos impede de lidar com choques exógena e endógena. Este aspecto será uma novidade para os países da UEMOA. Sim para a taxa de câmbio flutuante controlada. - Integração gradual dos países na Área Monetária da CEDEAO Atender aos critérios de convergência macroeconômica é necessário para cada país (e importante para a estabilidade da CEDEAO) antes de qualquer integração. Sua satisfação exige reformas e boa governança. 

No entanto, limiar de 5% da taxa de inflação merece uma revisão como sublinhado acima. Nosso chamado por mais compromisso e transparência . Nós entendemos que o trabalho não está terminado, é por isso que o outro relatório Comissão Técnica não foi adoptada pelos Chefes de Estado e outra reunião está marcada para o final do ano. Outros chamamos a criação da Moeda da CEDEAO de Bluff!

Nós exigimos toda a transparência do processo e isso inevitavelmente passa por um referendo toda vez que um país entra na nova zona monetária. Exigimos ao nível de cada Ministério da Economia e Finanças do Zona UEMOA a criação de um comitê para monitorar o processo de criação do Moeda da CEDEAO. Comité que incluirá membros dos movimentos ou organizações que lutam contra o FCFA. Já entendemos por moeda única da CEDEAO a cessação de tudo acordo monetário entre a UEMOA e a França (fim das operações e repatriação de nossas moedas, fim da fabricação da moeda na França, fim do prazo livre circulação de capitais entre a UEMOA e a França). Entendemos por moeda única, banco central único como já então anuncie que não vamos entender a existência futura de qualquer banco para a zona da UEMOA e outra para os outros países. Nós, os mpristas, continuamos engajados na luta pela prosperidade econômica nossos estados e toda a África. Nos comprometemos mais, na luta contra o fim do FCFA, pelo criação de uma moeda soberana africana, para o surgimento de uma melhor governação e promoção de feitos em África. 

Hoje, mais do que nunca, é hora de agir, a vitória não está longe. Ações de sensibilização são necessárias da população corajosa e nós nunca escapa remos desta nobre tarefa patriótica. 

Na zona da UEMOA, a luta contra o FCFA concentrar-se-á na criação de a moeda cedeao. Não nos esquecemos das Comores, a zona CEMAC, uma zona no meio de uma miragem econômico impulsionado por ditadores sem visão, a conscientização continuará. Viva a consciência desperta Viva a África . 

ALADJE MIDJAU '' AMt85 ' Administrador MPR FCFA GB







Sem comentários:

Enviar um comentário