segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

PAIGC, A UM, E O PUN, EM REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO POLITICO DE CONCERTAÇÃO DEMOCRÁTICA, QUE CONGREGA AINDA O PCD, O PST E O MP; E O PND



Deslocaram-se a Abuja, para acompanhar a 50ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.

Durante a sua estada na capital da República Federativa da Nigéria, este coletivo adiante designado por “Os Partidos”, foi recebido em audiência e visita de cortesia por vários Chefes de Estado, com destaque para a Presidente em exercício da CEDEAO Srª Ellen Johnson-SIRLEAF, e manteve reuniões de trabalho com várias entidades da Comunidade Internacional presentes na Cimeira.

Na sequência destes encontros “os partidos” congratulam-se com a clareza e contundência dos pronunciamentos contidos no comunicado final aprovado pela Cimeira. Os esclarecimentos assim produzidos ao consenso estabelecido em Conacri é o reconhecimento inequívoco de ser este o único instrumento politico capaz de fazer ultrapassar a crise politica que tem devastado o nosso país e a vida do nosso martirizado povo.

Nesta conformidade, “os Partidos” encontram nestas resoluções uma oportunidade a não desperdiçar, pelo que encorajam todos os atores a assumirem e corresponderem com a sua responsabilidade, com particular atenção à Assembleia Nacional Popular enquanto órgão máximo da soberania signatário do acordo e sede do debate politico nacional. 

De S. Excia o Senhor Presidente da República, primeiro magistrado da nação, os partidos esperam que ordene o imediato retorno ao ponto de partida e a completa observância e aplicação do acordo de Conacri.

“Os partidos” alertam, no entanto, para os elevados riscos que configuraria qualquer nova tentativa de deturpação, ou atraso na implementação das resoluções da Cimeira de Abuja.
“Os partidos” registam o anúncio pela Conferência da retirada das forças da ECOMIB. Reiteram os agradecimentos pelo papel que vêm desempenhado na estabilização do país.

“Os partidos” felicitam e agradecem a S. Excia Professor Alpha Condé, Presidente da República da Guiné e Mediador da CEDEAO para a crise política da Guiné-Bissau, pelos clarividentes esclarecimentos sobre o consenso alcançado em Conacri, relativamente à figura retida para o cargo de Primeiro-Ministro, pondo assim fim à uma polémica desnecessária. 

Finalmente, os partidos felicitam o povo guineense e a sociedade civil pela permanente demonstração de maturidade e contínua mobilização na defesa dos valores universalmente reconhecidos da democracia, da paz, da estabilidade e do desenvolvimento.

Feito em Abuja

Conosaba com Notabanca

Sem comentários:

Enviar um comentário