domingo, 18 de dezembro de 2016

JOSÉ MÁRIO VAZ E ALPHA CONDÉ NÃO SE FALAM A MESMA LINGUAGEM SOBRE A FIGURA DE CONSENSO PARA LIDERAR O GOVERNO INCLUSIVO NA GUINÉ-BISSAU


“Eu e o Presidente Alhpa Condé divergimos. A divergência é simples, porque o para o Presidente Alpha Conde há um candidato de consenso. A nível dos três, não há relatório eu não tenho nenhum relatório. Não há nenhuma acta. Ele mencionou o nome da figura escolhida mas as pessoas que estiveram na reunião em Conacri disseram que não se chegaram consenso e não discutiram esse assunto. O nome apontado por Presidente Condé vocês o sabem. Disse o Presidente da República aos jornalistas no aeroporto de Bissau, proveniente da cimeira de Abuja, Nigéria.

José Mário Vaz garante que “não há nada de novo”. Exorta aos guineenses para abdicarem-se de escaramuças políticas para fazer avançar o país.

 “Devemos tomar o destino do nosso país com as nossas próprias mãos”, enfatizou o Presidente.

O chefe de Estado sublinhou que não há figura de consenso em Conacri para liderar o Governo. Admitindo que, “o grupo de contacto também chegou a mesma conclusão”.

Falando sobre a última cimeira dos chefes de Estado e de Governos da CEDEAO de 2016, o Presidente Mário Vaz disse que o encontro versou três pontos nomeadamente; “Situação económica e financeira da sub-região, situação de Gambia e da Guiné-Bissau bem como das atrocidades dos grupos de rebelião na sub-região.

No entender do Presidente Mário Vaz, Umaro Sissoco, reuniu mais consenso a quando da sua nomeação por ter apoio o PRS e dos “15” deputados, terá maioria no Parlamento para aprovação do seu programa do Governo e Orçamento-geral de Estadoapesar do PAIGC ter ordenado os seus dirigentes para não integrarem o Governo, há alguns deles no governo.






Conosaba com Notabanca

Sem comentários:

Enviar um comentário