terça-feira, 20 de dezembro de 2016

“AS FORÇAS DE DEFESA E SEGURANÇA MOÇAMBICANAS ESTÃO QUEIMANDO PESSOAS VIVAS”-Diz organização Freeedom House



A organização norte-americana Freedom House avançou graves abusos de direitos humanos, incluindo assassínios, protagonizados pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS), que levaram milhares de moçambicanos a procurar refúgio no vizinho Malaui.

“As forças de segurança do Governo moçambicano estão a cometer graves abusos de direitos humanos contra civis no centro de Moçambique, levando as pessoas a atravessar a fronteira para o Malaui como refugiados”, pode ler-se no relatório Freedon House, divulgado na passada quinta-feira, na sua página oficial da segundo maior Rede Social no mundo.

Segundo o referido relatório, 85% das 469 pessoas entrevistadas em outubro pela organização no campo de refugiados de Luwani, no sudeste do Malaui, identificaram os autores de ataques como “soldados da Frelimo” , e que os assassínios foram “o tipo dominante de violência”.

“Os refugiados descreveram membros da família sendo amarrados por seus pulsos e tornozelos por tropas do Governo, atirados para as suas casas, e depois queimados vivos”, disse Lynn Fredriksson, diretor de programas da África Austral da Freedom House, citado no documento.

Conosaba com Notabanca

Sem comentários:

Enviar um comentário