domingo, 25 de dezembro de 2016

«AFECTOS COM LETRAS» ONG PORTUGUESA PLANEIA COMERCIALIZAR ARROZ BIOLÓGICO NA GUINÉ-BISSAU



A Afectos com Letras, organização não-governamental portuguesa, tem em marcha um plano para comercializar arroz biológico na Guiné-Bissau e aumentar o rendimento local, disse à agência Lusa a presidente, Joana Benzinho.

"O objetivo é criar uma cooperativa" na região de Cacheu, para onde a ONG já doou três descascadoras de arroz que estão ao serviço em diferentes aldeias e assim criar uma fonte de receita acrescida para a população local.

O arroz está na base da alimentação guineense, de manhã à noite, das crianças aos mais velhos.

No entanto, o ciclo de produção (da sementeira ao descasque) funciona de forma artesanal em todo o país, ocupando grande parte do tempo das mulheres.

A oferta de descascadoras "tem tido impacto", relatou Joana Benzinho.

"Há mudanças positivas: as meninas já frequentam as escolas, as mães dedicam-se a outro tipo de horticultura que permite aumentar o rendimento do agregado familiar e os vizinhos tentam também ter tempo para usar a máquina", descreveu.

A presidente da Afectos com Letras quer que este seja o primeiro passo de um plano maior para valorizar um produto alimentar guineense cujo potencial, baseado nas propriedades de origem biológica, o país desconhece.

"Neste momento não há excedentes, a população consome tudo o que produz. Mas o objetivo é criar uma cooperativa entre as três tabancas (aldeias) abrangidas: Bamarmbe, Blequisse e Jeta" que possa promover o produto mal haja quantidade.

Será criado um ponto de recolha geograficamente equidistante das três descascadoras e para tratamento final do arroz, de maneira a ser "ensacado e rotulado como arroz da terra, totalmente biológico", referiu.

O "selo" biológico dos produtos locais pode ser o contraponto de um setor onde a mecanização e o uso de adubos é quase inexistente.

Um estudo encomendado pela União Europeia sobre o potencial da Guiné-Bissau para produzir arroz e apresentado em 2015 concluiu que o país pode ser autossuficiente e até exportar se apostar na formação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

No entanto, a instabilidade política crónica tem feito com que as políticas públicas não avancem e o território não supera a habitual produção anual a rondar as 200 mil toneladas, às quais é preciso juntar outras 90 mil toneladas de importação para satisfazer o mercado interno.

Na região de Cacheu, a Afectos com Letras acompanha o trabalho feito pela população com as descascadoras para avaliar o momento em que poderá ser dado o passo para comercializar o arroz biológico.

A produção pode dar o exemplo de uma iniciativa que avança pela mão dos residentes, independentemente da instabilidade política.

Uma das premissas base, que as descascadoras funcionem, tem sido conseguida graças à constituição de grupos locais que tratam da sua gestão e manutenção -- incluindo mudanças de filtros e óleos do motor da máquina.

Tudo é tratado "por três pessoas responsabilizadas pela gestão e manutenção" de cada máquina.

Ter mulheres "sempre no comité de utilização é importante porque como são elas as principais utilizadoras", logo "a tendência para tratar bem a máquina é maior".


Conosaba com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário