quarta-feira, 17 de agosto de 2016

MINISTRO DO INTERIOR DA GUINÉ-BISSAU AVISA QUE POLÍCIA QUE NÃO CUMPRIR A LEI SERÁ PIOR INIMIGO DO ESTADO


O aviso foi dado, ontem a tarde, 16, durante a reunião com comandantes de Brigadas regionais, destacamentos, adjuntos comandantes e chefes de operações de brigadas regionais para anunciar novas directrizes nas acções operacionais de fiscalização rodoviárias.
Entretanto, Botche Candé pede o cumprimento das indicações anunciadas e caso contrário medidas serão tomadas.
“A nossa população deve sentir confiança nos nossos trânsitos. Tudo o que coloca em causa o nosso bom nome deve ser banido. Quem não seguir esta orientação será o nosso pior inimigo”, adverte.
O ministro disse por outro lado que a sua instituição está determinada em defender os seus agentes mas dentro da legalidade e todo o civil que obedecer a lei será responsabilizado.
“ (…) Pelo facto de estar fardado não dá o direito de agredir pessoas nas ruas”, lembra o ministro do interior numa clara alusão ao confronto ocorrido no país entre um polícia de trânsito e um condutor, na via pública, onde o condutor feriu gravemente, com catana, um policial depois de este, supostamente, tê-lo agredido e horas depois alguns polícias do Grupo Nacional de Trânsito invadiram a prisão onde o civil estava a ser ouvido e feriram-no gravemente, no entanto, o caso já está no tribunal e alguns polícias foram suspensos das suas funções.
O responsável máximo do ministério do interior pede ainda actuação coordenada e de forma eficaz entre a Brigada de Trânsito de Guarda Nacional e o Grupo Nacional de Trânsito da Ordem Pública para permitir os condutores terem alívio.
“Uma vez que é tirado o documento, não se deve prender por muito tempo um transporte público”, aconselha.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amadu Uri Djaló/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário