sexta-feira, 26 de agosto de 2016

GOVERNO GUINEENSE PRETENDE MELHORAR SITUAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO PAÍS

O governo pretende implementar um Sistema de Seguimento da Segurança Alimentar e Nutricional no país com acções integradas em nutrição e desenvolvimento agrícola, financiada pela União Europeia e será executada até Fevereiro de 218
Facto motivou a assinatura de acordo quadripartido, hoje, sexta-feira, entre o ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e o Instituto Nacional de Estatísticas da Secretaria de Estado de Plano e Integração Regional, a Organização das Nações Unidas para a alimentação e Agricultura e o Programa Alimentar Mundial.
Durante o acto o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Nené Djata, disse que o objectivo primordial do ministério que dirige visa “a implementação de novas abordagens de enquadramento camponês assim como as técnicas melhoradas nos diferentes sistemas de produção a baixo custo tendo em conta os costumes e as tradições etno-culturais de cada zona agrícola com vista a aumentar “de forma sustentável” a produção e a produtividade agro-pastoril e contribuir na redução da insegurança alimentar e nutricional da população.
Maria de Valle Ribeiro, em representação das Nações Unidas, disse que o aspecto importante do programa ora assinado é de desenvolver a sua continuidade.
“Com ou sem crise deve haver sistemas capazes de continuar e de fazer desenvolver o país e a reforçar cada vez mais a nossa parceria”, adverte.
Já para a representante do Programa Alimentar Mundial, Kiyomi Kawaguchi, agora celebra-se uma “melhor sistema” de monitoramento e seguimento de sistema de segurança alimentar e nutricional que permitirá o país e o povo ter dados a nível nacional da situação real em termos de segurança alimentar para responder melhor e mais rápido e adequadamente a necessidade das pessoas.
O propósito deste acordo quadripartido é de melhorar a orientação na elaboração e na implementação das respostas, de modo a contribuir para melhorar a situação alimentar e nutricional das populações vulneráveis segundo as estratégias e as prioridades do governo.
O Sistema de Seguimento da Segurança Alimentar e Nutricional foi instituído pelo Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e o Programa Alimentar Mundial em 2006 foi interrompido várias vezes pela crise politica. Esteve activo até 2008 e reactivado em 2011 e interrompido em 2012.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário