sexta-feira, 19 de agosto de 2016

«POLÍTICA» EX-PM DE CABO VERDE ADMITE QUE FOI CONTACTADO PELO PAICV PARA CANDIDATURA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA



O ex-primeiro-ministro de Cabo Verde José Maria Neves admitiu que foi contactado pelo PAICV, maior partido da oposição cabo-verdiana, para se candidatar ao cargo de Presidente da República nas eleições presidenciais de 02 de outubro próximo.

Praia, 19 ago (Lusa) - O ex-primeiro-ministro de Cabo Verde José Maria Neves admitiu hoje que foi contactado pelo PAICV, maior partido da oposição cabo-verdiana, para se candidatar ao cargo de Presidente da República nas eleições presidenciais de 02 de outubro próximo. 

"Fui abordado a uns dias do fim do prazo para apresentação de candidaturas presidenciais pela Direção do Partido (PAICV), pedindo que me candidatasse a Presidente da República", escreveu José Maria Neves na sua página pessoal na rede social Facebook, em reação a um comentário publicado numa outra página na mesma rede social. 

"Apesar de ter dito que não era meu projeto candidatar-me em 2016, fiz várias consultas a dirigentes de todas as sensibilidades, incluindo o chamado Grupo de Reflexão a que pertence Júlio Correia, tendo confirmado a justeza da minha decisão de não me candidatar às presidenciais de 2016", prosseguiu o ex-chefe do Governo cabo-verdiano. 

José Maria Neves lembrou que logo após as eleições legislativas de março último, fez saber à Direção do PAICV, em reuniões, e à sociedade em geral, por meio de entrevistas, que não era candidato (presidencial) e que ia criar uma fundação e estudar. 

O ex-primeiro-ministro chegou a dar como "provável" uma candidatura presidencial pela área do PAICV, mas não chegou a avançar, tendo o partido também não apresentado oficialmente qualquer candidato na disputa de 02 de outubro. 

O PAICV manifestou apenas "simpatia" pela candidatura de Albertino Graça, um dos três candidatos a Presidente da República de Cabo Verde, a par de Jorge Carlos Fonseca, Presidente com mandato suspenso, e Joaquim Monteiro

A 05 de agosto, a agência Lusa abordou a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, sobre o assunto, mas disse apenas que o partido iria falar "oportunamente" sobre as presidenciais, o que ainda não aconteceu. 

Quanto às eleições autárquicas, cuja campanha arrancou quinta-feira, José Maria Neves disse que deve ser "momento de coesão e de reforço da unidade interna" do maior partido da oposição cabo-verdiana. 

José Maria Neves deixou o Governo cabo-verdiano após a vitória do Movimento para a Democracia (MpD) nas eleições legislativas de março. 

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário