quarta-feira, 31 de agosto de 2016

GÂMBIA: YAHYA JAMMEH VAI TER COMO ADVERSÁRIO ELEITORAL UM EX-ALIADO


O Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh – que já disse que quer governar o seu país por mil milhões de anosse Deus quiser” – está a enfrentar um novo desafio de um ex-aliado político.

A pouco mais de três meses da eleição presidencial e com os analistas a preverem que Jammeh mantenha a sua posição, o envolvimento inesperado de um pouco conhecido ex-parlamentar abalou o caminho de Jammeh ao poder.

Mamma Kandeh, que foi recrutado para a política pelo presidente da Aliança para a Reorientação Patriótica e Construção (ARPC), anunciou a sua candidatura com o seu novo Congresso Democrata da Gâmbia formado em abril deste ano e desde então tem vindo a ser mais conhecido em todo o país.

Numa entrevista exclusiva, o nativo da aldeia Sareh Birom no Leste da Gâmbia, perto da fronteira senegalesa, afirma que centenas de antigos apoiantes do partido no poder estão a aderir ao movimento da oposição: “Eu sabia que quando eu comecei na política que a única maneira de vencer Jammeh é obter dele os seus próprios apoiantes porque os eleitores da oposição não vão votar nele e é isso que estou a fazer”. “A falta de democracia, a trajetória de desenvolvimento pobre e o desrespeito pelos direitos humanos na Gâmbia tem que parar”, acrescentou.

Um ex-hoteleiro e um nativo do povo Fulani, a segunda maior etnia da Gâmbia, Kandeh, que apoiou o partido de Jammeh durante uma década, prevê que o presidente ganhe apenas por 10% dos votos, é agora considerado como sendo um traidor por figuras do ARPC.

Embora Kandeh tenha ganho proeminência política inesperada dentro de um curto espaço de tempo, alguns apoiantes da oposição consideram-no uma alternativa adequada devido à sua história com o líder gambiano, seu principal inimigo político desde 1994. Mas Kandeh disse que o seu tempo com a ARPC foi motivada por um desejo de servir quem votou nele nele, argumentando que nunca fez parte de qualquer decisão que fosse contra os interesses do povo gambiano.

© e-Global/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário