quarta-feira, 17 de agosto de 2016

GUINÉ-BISSAU: UNFPA E FNJP CAPACITAM FUTUROS PARES EDUCADORES EM MATÉRIA DE SAÚDE REPRODUTIVA


Com o objectivo de criar um plano de açao da promoção da saúde reprodutiva que orientará as intervenções futuras dos pares educadores, o Fórum Nacional da Juventude e População (FNJP) promoveu hoje e com duração de três dias um seminário sobre VIH/ sida destinados a 140 jovens.
Os jovens pares educadores têm desempenhado um importante papel na sensibilização e promoção de informação sobre saúde sexual e reprodutiva em todas as regiões da GB.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo presidente do instituto da juventude Filinto Sala que na ocasião disse terem constatado que os indicadores das Ações de prevenção estão a baixar.
Filinto Sala disse por outro lado que “ constamos que os indicadores da ações de prevenção no terreno baixam, e deve ser o momento propício para chamar os activistas e pares educadores para uma açao de reforço de capacidade, o que está a ser feito pelo fórum que sabiamente lidera a juventude no combate aos flagelos tais como: IST,VIH/sida, mutilação genital feminina e no geral a saúde sexual reprodutiva”, diz.
A representante do fundo das nações unidas para a população kartoun Nacro afirmou que para tirar todas as vantagens da educação por pares, é preciso que os mesmos estejam preparados.
A diplomata sublinhou que reconhecem os esforços dos jovens por isso apoiam técnica e financeiramente para a elaboração de manual de formação dos pares e educadores em saúde reprodutiva.
Foi igualmente divulgado o manual de formação dos pares educadores em saúde reprodutiva que será disponibilizado junto com outros materiais de identificação dos pares educadores.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário