sexta-feira, 19 de agosto de 2016

FILHO DE BIN LADEN APELA À QUEDA DOS GOVERNANTES SAUDITAS



O filho do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden, instou os sauditas a “derrubar” os governantes do reino, para se livrarem da influência dos EUA, informou o SITE.

Numa mensagem de áudio sem data, Hamza bin Laden pediu à juventude saudita para se juntar à Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP), sediada no Iémen, para “ganhar a experiência necessária” para lutar, de acordo com a SITE.

Classificada pelos Estados Unidos como a ramificação mais mortal da organização, a AQAP foi formada em janeiro de 2009 como uma fusão dos ramos iemenita e saudita da Al-Qaeda.

O Iêmen é o lar ancestral de Osama bin Laden, de origem saudita, que foi morto no Paquistão em 2011 por uma força de elite da Navy Seals dos EUA depois de uma década em fuga.

Funcionários da inteligência norte-americana disseram que Hamza, de 23 anos, era o filho favorito do mentor do 11 de setembro, e que tinha sido preparado para assumir a liderança da Al-Qaeda.

Por ocasião do quinto aniversário da morte de Osama bin Laden, os especialistas têm notado crescente proeminência de Hamza entre os jihadistas, comparativamente com a do líder da Al Qaeda egípcio Ayman al-Zawahiri.

Uma coligação liderada pela Arábia Saudita está a combater os rebeldes apoiados pelo Irão no Iêmen, assim como os jihadistas sunitas que se juntaram a AQAP e o grupo Estado Islâmico.

© e-Global/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário