sexta-feira, 8 de julho de 2016

GUINÉ-BISSAU: PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO 2016 INDICA UMA QUEDA DE 24% NAS RECEITAS PÚBLICAS DAS FINANÇAS


O director-geral da previsão e estudos económicos, Tostas João Correia disse que as receitas totais e donativos atingiram 16.6 mil milhões de FCF, contra 21.9 mil milhões de FCFA no mesmo período do ano anterior.

Segundo Totas João Correia, esta diminuição tem a ver com decréscimos nas receitas correntes e nos donativos, em 9,2% e 57,3%, respectivamente. “As despesas totais diminuíram em 27,8%, situando-se em 22.5 mil milhões contra 31.2 mil milhões do mesmo período de 2015”, tendo adiantado que a situação prende-se com as diminuições registados nas despesas de capitais em 62,3% e nas despesas correntes em 20,4.

O país faz os seus dados estatísticos sem constar o mercado informal devido a falta de dados.

A União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) projecta em 2016 uma taxa do crescimento económico de 7,2%, contra 6,6% em 2015.

“A aceleração do ritmo de crescimento do ano 2016 se justificará pelo reforço dos investimentos nas infra-estruturas e a boa dinâmica da produção agrícola, industrial e do serviço. A guine Bissau poderá ter a subida económica esperada se a campanha de castanhas de caju for bem-sucedida”, justificou.

A nota foi apresentada esta sexta-feira em Bissau.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário