O Fórum para Salvação da Democracia (FSD) responsabiliza o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e o seu governo, pelo sobrevoo e aterragem da aeronave com elevada quantidade de cocaína.
Em comunicado para reagir à apreensão de 2633,1 kg de cocaína pela polícia judiciária no sábado, 7 de setembro, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, o Fórum que integra APU-PDGB, PRS e MADEM-G15 disse que não há menor dúvida de que esta apreensão vem na sequência de outras operações similares, que sempre tiveram a cobertura e a proteção de altos dignitários do atual regime político liderado por Umaro Sissoco Embaló.
Lê-se no documento que essa apreensão não só desacredita e desprestigia a imagem da Guiné-Bissau, como também vem confirmar as denúncias já levadas a cabo pelos líderes deste fórum político que ousaram confrontar o regime, numa luta politica para travar este mal.
O Fórum lembrou ainda que, no passado período antes da dissolução da Assembleia Nacional Popular eleita para a décima legislatura, assistiu-se a aterragem de uma aeronave no aeroporto, cuja autorização de aterragem e descarga foi da “autoria do Diretor do Gabinete do Presidente da República”.
Por isso, os Líderes do Fórum exigem do atual regime a clarificação de “como é possível uma aeronave aterrar no aeroporto em plena luz do dia sem a devida autorização dos serviços competentes e quem, na Guiné-Bissau, tem o poder único de autorizar e desautorizar sobre o quê, quando e como entender?”.
Exigem também que sejam traduzidos à justiça todos os implicados diretos e indiretos, de forma a credibilizar o pais, salvar as instituições da República e repor o Estado de Direito democrático”.
Por fim, o Fórum para a Salvação da Democracia apela não só às Forças de Defesa e Segurança a se manterem firmes e determinadas na defesa dos valores Republicanos e de tudo fazerem para combater o narcotráfico e o crime organizado, mas também ao povo da Guiné-Bissau a se manter confiante, firme e determinado na sua Luta pela defesa dos valores da liberdade, da legalidade, da justiça e do Estado de Direito Democrático, tendo reiterado a sua determinação na defesa da Constituição da República da Guiné- Bissau e das conquistas dos Combatentes da Liberdade da Pátria.
Por: Tiago Seide
Conosaba/odemocratagb.
Sem comentários:
Enviar um comentário