sexta-feira, 5 de julho de 2024

Keir Starmer já foi indigitado primeiro-ministro do Reino Unido

Rei Carlos III e o novo primeiro-ministro estiveram reunidos no Palácio de Buckingham, em Londres.

O vencedor das eleições no Reino Unido, Keir Starmer, foi esta sexta-feira indigitado pelo rei Carlos III como primeiro-ministro, após um encontro no Palácio de Buckingham, em Londres.

Segundo a Sky News, o novo primeiro-ministro foi apresentado ao monarca pelo assessor real Clive Alderton, conforme dita a tradição.

"Esta é uma oportunidade para Keir expor ao rei o que ele quer fazer primeiro nesta primeira sessão de mudança legislativa", afirmou Bruce. O assessor referiu ainda que este "é um momento muito interessante para o rei, como chefe de Estado, representando todos nós".

No primeiro discurso como primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer começou por referir que aceitou o convite do rei Carlos para formar governo “desta grande nação”.

Starmer prestou depois homenagem ao antecessor Rishi Sunak, a quem agradeceu o “esforço extra” que enfrentou ao tornar-se “o primeiro primeiro-ministro britânico asiático”. "Nós também reconhecemos a dedicação e o trabalho duro que ele trouxe para sua liderança”, referiu.

O primeiro-ministro garantiu que o seu governo vai servir todos os britânicos, mesmo aqueles que não votaram no Partido Trabalhista. "A política pode ser uma força para o bem. Nós mostraremos isso. Primeiro o país, depois o partido", defendeu.

Starmer concluiu o discurso ao afirmar que o trabalho "é urgente" e que será iniciado "hoje".

Keir Starmer assume funções como primeiro-ministro depois de o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, ter conquistado maioria absoluta, com 410 deputados de um total de 650, ao passo que o Partido Conservador, anteriormente no Governo, apenas elegeu 131 deputados.

De salientar que o antigo primeiro-ministro Rishi Sunak já pediu desculpa pelo mau resultado anunciou que vai abandonar a liderança do Partido Conservador. "Dei tudo por tudo neste trabalho, mas vocês deram-me um sinal claro de que o governo do Reino Unido tem de mudar e a vossa opinião é a única que importa. Ouvi a vossa raiva, a vossa desilusão. E assumo a responsabilidade por esta perda", disse Rishi Sunak.

Conosaba/noticiasaominuto

Sem comentários:

Enviar um comentário