O primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, reconheceu esta segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024, que os setores da cultura e do desporto conseguem juntar todos os guineenses num único caminho, tendo defendido que é preciso continuar a investir seriamente na cultura como forma de tirar maiores proveitos dela e expandi-la para o mundo fora.
Rui Duarte Barros falava no segundo dia do desfile nacional do Carnaval 2024 sob o lema “Para o encontro de promoção de culturas”.
O chefe do governo enfatizou que o executivo fez todo o esforço para que o desfile nacional do carnaval tivesse lugar e agradeceu a colaboração de todos os que se implicaram na sua organização, em especial os parceiros.
Informou que carnaval é um ato cultural de “extrema importância” para o país, sobretudo “para o momento atual que a Guiné -Bissau vive“, porque permite que as pessoas se encontrem e manifestem a maior festa cultural e “a nossa identidade”.
Rui Duarte Barros agradeceu a participação das comunidades de outros países vizinhos no carnaval e disse esperar que em 2025 as coisas sejam melhoradas.
Por seu lado, o ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Augusto Gomes, agradeceu a todos os grupos participantes, à população em geral, bem como às comunidades estrangeiras que se mobilizaram ativamente neste evento de maior manifestação cultural guineense.
Gomes disse que o carnaval deste ano foi o mais partilhado em relação a todos outros que passaram e defendeu que é preciso continuar a trabalhar mais neste setor cultural, por ser o maior elo de ligação entre os guineenses.
Para o presidente da Comissão Nacional Organizadora, Leonardo Cardoso, os melhores posicionados para julgar os trabalhos da organização e o desfile nacional são aqueles que assistiram e apreciaram as demonstrações dos grupos culturais.
Cardoso felicitou a todos os elementos que trabalharam na comissão para que haja a grande organização, contudo lamentou a falta de apoios para que o evento fosse melhor organizado.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário