Ryan Mendes (direita), avançado cabo-verdiano. © AFP - FRANCK FIFE
A seleção cabo-verdiana apurou-se para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações de futebol que decorre na Costa do Marfim.
Angola fez história, Cabo Verde também! As duas selecções lusófonas ainda em prova, apuraram-se para os quartos-de-final, percursos históricos.
Cabo Verde nos quartos
Pela primeira vez na história, Cabo Verde venceu um jogo na fase de eliminação directa, derrotando a Mauritânia por 1-0.
Os primeiros minutos foram favoráveis aos Tubarões Azuis e o capitão, Ryan Mendes, esteve muito perto de abrir o marcador com um remate desviado pela defesa mauritaniana que passou ao lado da baliza adversária, aos 3 minutos de jogo. Ryan Mendes voltou a criar perigo aos 9 minutos de jogo, mas não conseguiu marcar.
Após esses dez primeiros minutos, os mauritanianos cresceram no encontro e começaram a aproximar-se da baliza de Vozinha, mesmo se não criaram muito perigo.
No intervalo, o empate sem golos mantinha-se entre as duas equipas.
Ryan Mendes, um capitão herói
O início da segunda parte foi igual ao da primeira, com uma dominação dos cabo-verdianos que criaram perigo, desta vez com Jovane Cabral que rematou à baliza, mas Babacar Niasse defendeu a tentativa de Cabo Verde, aos 46 minutos.
Os Tubarões Azuis continuaram a pressionar e a crescer num encontro em que a Mauritânia estava cada vez sem soluções.
As entradas de Garry Rodrigues e de Gilson Benchimol mexeram com o jogo, trazendo alguma frescura ao ataque cabo-verdiano.
Aos 86 minutos, um passe mal ajustado de Yassine El Welly para o seu guarda-redes Babacar Niasse permitiu a Gilson Benchimol intrometer-se para tentar recuperar a bola. Com esse perigo junto da sua baliza, Babacar Niasse não teve outra hipótese a não ser fazer uma falta sobre Gilson Benchimol.
O árbitro assinalou falta e uma grande penalidade para Cabo Verde.
Ryan Mendes, o capitão cabo-verdiano, não falhou e ofereceu o triunfo aos Tubarões Azuis por 1-0 com um tento aos 88 minutos de jogo.
Após dez minutos de tempo adicional, o árbitro assinalou o fim do encontro com este apuramento histórico para os cabo-verdianos.
Cabo Verde vai agora defrontar o vencedor do encontro entre Marrocos e África do Sul.
Os Palancas Negras e os Tubarões Azuis venceram pela primeira vez na fase de eliminação directa num Campeonato Africano das Nações de futebol.
O CAN decorre na Costa do Marfim até 11 de Fevereiro.
Por: Marco Martins
Conosaba/rfi.fr/pt
Sem comentários:
Enviar um comentário