A fase de grupos do Campeonato Africano das Nações de futebol fica encerrada esta quarta-feira com os grupos E e F, mas desde já a África Lusófona vai ter dois representantes nos oitavos: Cabo Verde e Angola.
Festejos dos jogadores cabo-verdianos. © AFP - FRANCK FIFE
Pela primeira vez na história do CAN, dois países lusófonos conseguiram apurar-se para a segunda fase da prova, neste caso os oitavos-de-final.
Até agora a seleção cabo-verdiana tinha alcançado os quartos em 2013 com 16 equipas presentes, e os oitavos em 2022 com 24 equipas. Isto enquanto os angolanos chegaram por duas vezes aos quartos em 2008 e em 2010 quando havia apenas 16 selecções na prova.
Nesta edição, os Tubarões Azuis terminaram no primeiro lugar no Grupo B com sete pontos e vão agora defrontar a Mauritânia nos oitavos, isto enquanto os Palancas Negras acabaram igualmente no primeiro lugar no Grupo D com sete pontos, mas ainda não conhecem o adversário.
A selecção angolana venceu o Burkina Faso por 2-0 e a Mauritânia por 3-2, tendo também empatado a uma bola perante a Argélia.
Quanto aos cabo-verdianos arrecadaram dois triunfos frente a Moçambique por 3-0 e ao Gana por 2-1, tendo também concedido um empate a duas bolas perante o Egipto.
De notar que dois outros países lusófonos estavam presentes na competição: Moçambique e Guiné-Bissau que ficaram fora da prova, sendo que em cinco participações e em quatro, respectivamente, as duas selecções ainda não alcançaram nenhum triunfo.
Por: Marco Martins
Conosaba/rfi.fr/pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário