sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Controlo das águas da Guiné-Bissau passa a ser feito num novo edifício

O Presidente da Guiné-Bissau inaugurou esta sexta-feira, 10 de Fevereiro, em Bissau, a nova sede do instituto da fiscalização das actividades de pesca. Trata-se de um moderno edifício construído pela União Europeia.

O novo edifício vai albergar o Instituto Nacional das Actividades de Pesca. Foi construído por inteiro com fundos da União Europeia. 531 milhões de francos CFA, cerca de 810.000 euros. Todo o controlo das águas da Guiné-Bissau passa a ser feito no novo edifício, situado no Alto Bandim, subúrbio de Bissau.

O Presidente Umaro Sissoco Embaló inaugurou o edifício e agradeceu a cooperação com a União Europeia, que considera ser um parceiro especial da Guiné-Bissau.

O Presidente exortou a necessidade de o edifício ser cuidado para garantir a operacionalidade das actividades de fiscalização das águas do país.

O Ministro das Pescas, Orlando Viegas, disse que mais do que o próprio edifício é preciso disponibilizar meios e recursos financeiros para a fiscalização das águas.

O Ministro falava da necessidade de aquisição de patrulheiros e vedetas rápidas. Além da fiscalização, outra grande meta da Guiné-Bissau é a de dar início ao processo de exportação do pescado para o mercado europeu.

O Ministro Orlando Viegas garantiu que o processo está bem encaminhado através da criação da certificação ‘made in’ Guiné-Bissau. "Estamos a falar das normas que respeitam os critérios da União Europeia e essa é a nossa maior preocupação com vista a poder exportar no mercado europeu. Em breve, vamos começar a fazê-lo com congelados porque isto tudo é um processo", explicou o ministro das Pescas guineense, Orlando Viegas.

Conosaba/rfi.fr/pt

Sem comentários:

Enviar um comentário