Bissau,13 Jul 22(ANG) – O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), considerou o ex.Presidente de Angola, José Eduardo Santos, a par de todos os dirigentes e militantes do MPLA de serem, “praticamente, militantes do PAIGC”.
“Nós conhecemos o pensamento do ex. Presidente José Eduardo dos Santos e portanto a direção do PAIGC veio aqui manifestar a sua solidariedade, o nosso sentido de pesar e de tristeza pela morte de José Eduardo dos Santos”, afirmou Domingos Simões Pereira, em declarações à imprensa após ter transmitido as condolências do partido à Embaixada de Angola, em Bissau.
Na ocasião, o líder dos libertadores encorajou a Angola a seguir na senda da unidade nacional para que juntos possam enfrentar o que diz ser “momento difícil”, de forma a que, juntos, possam trilhar o caminho que deve levar ao desenvolvimento desse país.
O ex. Presidente de Angola José Eduardo dos Santos, faleceu no passado dia 08 de Julho, numa clínica privada, em Barcelona(Espanha).
Perguntado para quando a realização do X Congresso do PAIGC, Domingos Simões Pereira disse ser uma questão que está ao nível dos circuitos judiciais.
“Nós acreditamos que, ultrapassados os impasses que havia em relação a constituição do Tribunal de Relação, esperemos que, a breve trecho, esta instância possa pronunciar, e se não haja outras movimentações contrárias, realizar o congresso”, disse.
Domingos Simões Pereira garantiu que o PAIGC está preparado para o dia e momento que são convocados para as eleições puder participar plenamente.
Disse que, se por essa via houver dificuldades, o PAIGC dispõe de instrumentos internos para contornar todas essas dificuldades.
“Apelo a tranquilidade à todos os militantes do partido porque a Direção está “a fazer o seu trabalho para que, chegado o momento, o PAIGC esteja em condições de participar, em igualdade de circunstâncias, com as outras forças políticas”disse Simões Pereira.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário