quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

CRIADA AGÊNCIA DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA GUINÉ-BISSAU


O ministro da administração pública, trabalho e emprego afirmou hoje (1) que o mercado nacional de trabalho está desorganizado e orientações técnicas pedagógicas relativamente a demanda do mercado, está totalmente descoordenada.

Tumane Mané que falava apresentação da agência guineense para o emprego e formação profissional diz também que a formação que o país apresenta, não está orientada aos sectores portadores de riqueza.

“ A Guiné-Bissau é um país com grandes potencialidades em todos os sectores da economia mas infelizmente a formação não está orientada a sectores portadores de riqueza. Nas universidades, são leccionadas um gama de profissões de sectores secundário e terciário, um abandono total do sector primário portador de rendimentos económicos para o país”, indica o ministro.

Para fazer face a esta situação, o titular da pasta de administração pública sublinhou que o governo criou a agência de emprego cuja missão é de organizar as escolas de formação. “ O governo ignorou por completo a regulamentação desta situação e orientar os jovens e escolas de formação a demanda de mercado, sobretudo ao setor primário, o governo decidiu criar a agência guineense de emprego e formação profissional cuja missão é de organizar as escolas de formação assim como o mercado de trabalho para que haja uma sinergia nesse sentido”.

Por fim, o governante considerou que a GB transformou-se num país a cem porcento consumidor devido a falta de sinergias no sentido de organizar centros de formação que podiam formar técnicos nas diferentes áreas.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário