sábado, 18 de dezembro de 2021

Figura da semana; JORNALISTA GUINEENSE FIGURA ENTRE PERSONALIDADES NEGRAS MAIS INFLUENTES DA LUSOFONIA


[SEMANA 50_2021] A jornalista guineense Indira Correia Baldé figura entre as cem personalidades negras mais influentes dos sete países da lusofonia (Angola, Brasil, Cabo verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe), segundo a revista digital “BANTUMEN”, do passado dia 13 de dezembro de 2021 em Lisboa, na sua primeira edição, à margem do dia Internacional dos Direitos Humanos, assinalado a 10 de dezembro.

Para além da jornalista foram também nomeadas 15 personalidades de nacionalidade e origem guineense que, segundo a plataforma digital “BANTUMEN”, são personalidades que “promovem e impulsionam um sentido de representatividade e de pertença entre a comunidade negra lusófona nas suas áreas de atuação”.

“Esta distinção, que se pretende anual, tem como premissa que a Diversidade, Representação e Inclusão sejam conceitos unos e essenciais para propiciar uma sociedade mais justa, alicerçada pela igualdade e equidade”, pode-se ler na página da revista.

BIOGRAFIA

Indira Correia Balde nasceu a 10 de novembro de 1975, em Bissau. Concluiu estudos secundários em 1995. No mesmo ano, ingressou na Rádio Difusão Nacional (RDN), mediante a um concurso público.

Fez formação interna em jornalismo de rádio na RDN e também no Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR), em Portugal. Em 1999 tornou-se na primeira Jornalista Secretária de Redacção na RDN. Começou a trabalhar como jornalista na RTP-África em 2000. Frequentou várias formações em jornalismo. Em 2018 foi eleita a presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social da Guiné-Bissau.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário