terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Política/Deputado denuncia atribuição de “prendas” aos parlamentares pelo primeiro-ministro pela aprovação do Orçamento Geral de Estado/2022


Bissau,21 Dez 21(ANG) – O deputado Adulai Baldé vulgo “Nhiribui”, denunciou terem recebido do primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, uma quantia de dois milhões e meio de francos CFA cada, como prenda pela aprovação do Orçamento Geral de Estado para o ano 2022.

De acordo com a Rádio Capital FM, as revelações de Adulai Baldé foram feitas hoje à imprensa, à saída de um encontro que um grupo de deputados do Movimento para Alternância Democrática (Madem G15), manteve com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

As duas mais altas figuras do Estado da Guiné-Bissau passam por maus momentos de relacionamento.

O deputado disse que, numa certa ocasião, o Presidente da República tinha a intenção de demitir o actual Governo, mas que ele, pessoalmente, se involveu nas negociações para que Umaro Sissoco Embaló não se enveredasse por esse caminho.

“Já estou chateado com a crise interna prevalecente no seio do Madem G15 e já tenho idade avançada para aturar à tantas guerrinhas e insultos no cenário político guineense”, disse.

O deputado disse que, não vai enveredar por vias de insultos, tendo pedido a classe política para respeitarem o Presidente da República e o Primeiro-ministro.

“Se estas guerrinhas prevalecerem no Madem-G15, vou ter que regressar ao PAIGC e continuar a minha vida política nesse partido”, disse Adulai Baldé

O Orçamento Geral do Estado(OGE) da Guiné-Bissau para 2022 foi aprovado no passado dia 9 de dezembro com 53 votos a favor, 39 contra e uma abstenção.

Votaram a favor do OGE, os deputados do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), do Partido de Renovação Social (PRS), da Assembleia do Povo Unido -- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), do Partido da Nova Democracia, bem como alguns deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário