quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

CAN 2021: PM DA GUINÉ-BISSAU, OFERECE QUATRO MILHÕES DE FRANCOS CFA À SELEÇÃO NACIONAL “DJURTUS”

O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, ofereceu na quarta-feira, 29 de dezembro de 2021, quatro milhões de francos CFA à seleção nacional de futebol, no âmbito da iniciativa de uma Comissão de angariação de fundos para apoiar a participação dos “Djurtus” no Campeonato Africano das Nações (CAN-2021) a realizar nos Camarões, no próximo mês.

A intenção da Comissão visa conseguir pretende angariar dinheiro que permita levar aos Camarões o maior número possível de adeptos para a claque dos “ Djurtus” e jornalistas desportivos (órgãos públicos e privados).

O montante foi entregue à Comissão durante a gala da campanha de angariação de fundos/ apoio aos Djurtus, realizada num dos hotéis da capital sob o lema: “2 Millions, 1 Bandera Nô Apoia Djurtus pa CAN-2022”, que juntou diferentes personalidades do país, entrenomeadamente, políticos, empresários, desportistas, músicos entre outros.

Na sua intervenção, Nuno Gomes Nabian elogiou o “mister” Baciro Candé pelo “brilhante trabalho” que estátem vindo a fazer com a seleção nacional, desde que assumiu o comando da turma nacional . Enfatizou o fato de o Candé ter-se apurado e levado a Guiné-Bissau três vezes consecutivas à maior prova da competição africana em futebol.

Nabian assegurou que o governo e a Presidência da República estão a esforçar-se e a mobilizar os guineenses para que “possamos ter um CAN diferente”.

“Embora o país esteja a enfrentar dificuldades, as autoridades nacionais devem assumir a responsabilidade de levar adeptos e jornalistas”, defendeu.

“O Governo vai apoiar a Federação de Futebol da Guiné-Bissau nesse processo de angariação de fundos para apoiar a seleção nacional, porque os rapazes estão a fazer um trabalho brilhante de unir os guineenses, mas o país não está a responder”, frisou.

O chefe do governo pediu o envolvimento de personalidades guineenses, as empresas nacionais e estrangeiras que operam no território nacional, porque “ temos muitos desafios a enfrentar e esses desafios só podem ser ultrapassados, se estivermos em paz”.

Por seu lado, o presidente da Comissão, Umaro Baldé, agradeceu às personalidades e às empresas que apoiaram a seleção nacional.

Umaro Baldé afirmou que o desporto ultrapassa simples competição, porque “é a defesa de honra e dignidade da nação guineense”.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário