quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

MINISTRO DA SAÚDE DA GUINÉ-BISSAU, DR. DIONÍSIO CUMBA, EFETUOU UMA VISITA (RELÂMPAGO) DE TRABALHO AO CENTRO DE HEMODIÁLISE DE ESPINHO, NO NORTE DE PORTUGAL

Porto, 28/12/2021.

O Dr. Dionísio Cumba, Ministro da Saúde da Guiné-Bissau, deslocou-se ao norte de Portugal e acompanhado pelo Dr. José Manuel Pavão, Cônsul Honorário da Guiné-Bissau no Porto e Ricardo Sanhá da Fundação Ricardo Sanhá para uma visita ao Centro de tratamento dos doentes com insuficiência renal aguda ou insuficiência renal crônica, em Espinho.

O Ministro da Saúde da Guiné-Bissau, deslocou-se a este Centro de Diálise, para inteirar-se de todo o processo do funcionamento deste Centro de Hemodiálise. O objetivo desta visita é para ajudar os nossos doentes na Guiné-Bissau, que sofrem desta doença e os que residem em Portugal, sem condições mínimas.  

Hemodiálise: o que é, para que serve e como se faz
É um tipo de tratamento para os pacientes que sofrem de doença renal avançada. Os rins de uma pessoa com doença renal avançada não conseguem fazer o trabalho de eliminar o excesso de água, sal, potássio, ureia, e outras substâncias do sangue.

Falência dos rins

Como os rins são órgãos vitais, não há como sobrevivermos sem eles estejam funcionando minimamente. Quando os rins param de funcionar, o paciente só tem três opções: transplante renal, hemodiálise ou diálise peritoneal.

Esses três tratamentos fazem parte do que chamamos de terapia de substituição renal, que, como o próprio nome diz, são tratamentos que visam substituir os rins naturais.

A hemodiálise (HD), assunto que iremos tratar aqui, é a opção de mais utilizada para os casos de insuficiência renal terminal e permite que o paciente possa manter-se vivo e ativo por vários anos.

Como é feita a sessão de hemodiálise?

Assim que o paciente chega à clínica, ele é pesado e depois e senta-se na poltrona ao lado da máquina que está reservada para si. Após uma breve conversa com objetivo de saber se há algum problema ou queixa por parte do paciente, o enfermeiro afere a sua pressão arterial. Se estiver tudo ok, o enfermeiro prepara-se para iniciar a sessão.

Para que a máquina de hemodiálise consiga fazer o seu trabalho de limpar as toxinas do sangue e remover o excesso de líquidos do corpo, ela precisa ter acesso ao sangue do paciente. Isso é feito através de uma fístula arteriovenosa (FAV) ou de um cateter venoso central (CVC). Explicamos melhor essas duas vias de acesso mais à frente.

A hemodiálise substitui os rins perfeitamente?

Não. O problema é que o rim não é apenas um mero filtro do sangue, ele exerce várias outras funções no nosso organismo.

https://www.mdsaude.com/nefrologia/hemodialise/

Visita do Ministro ao centro materno infantil do Porto, acordo para evacuação das crianças, e formação de quadros médicos Guineense.




Quais são as Funções dos Rins?

Todos sabem que os rins são importantes para o funcionamento do corpo humano, mas você sabe exatamente no que eles são essenciais? Confira as principais funções deste órgão fundamental para a manutenção da saúde em dia.

Saiba quais são as funções dos rins

Cuidar do próprio corpo e entender o que cada parte dele faz para manter o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo é fundamental. Muitas vezes, as pessoas não sabem exatamente para que servem determinados órgãos, por isso é importante informar aos interessados em saber mais.

Por isso, neste conteúdo responderemos à seguinte questão: quais são as principais funções dos rins? Assim será possível entender porque este órgão é essencial para a regulação do corpo. Em caso de qualquer problema nos rins é essencial buscar a ajuda da nefrologia, área médica que cuida das doenças e alterações do sistema urinário.

Quais são as principais funções dos rins?
Os rins exercem várias funções no corpo humano e por isso vamos dividir em alguns tópicos para citar as principais delas.

Filtragem do sangue para eliminar substâncias tóxicas: Primeiro de tudo, os rins são importantes para realizarem uma filtragem do sangue, encontrando diversas substâncias com potencial nocivo, como a ureia e a amônia. Eles também serão os responsáveis por auxiliar no trabalho de expulsão destas substâncias.

Não à toa, os rins podem ser considerados os principais atores do sistema excretor, com importância fundamental para a formação da urina, capaz de expelir diversas substâncias indesejadas.

Equilíbrio do organismo: 
Os rins também desempenham função essencial na manutenção do equilíbrio do organismo, já que são capazes de regular a quantidade de substâncias como potássio, fósforo, sódio e outras, no corpo. 

Assim, nada fica em excesso, o que pode causar danos, e nem em falta. A partir disso, a água se distribui melhor pelo organismo, o mesmo ocorre com o sangue e o funcionamento do corpo acaba sendo ideal.

Além disso, os rins são parte essencial no trabalho de manutenção do equilíbrio do pH do sangue, já que são capazes de eliminar as toxinas para alcançar o balanço ideal.

Produção de hormônios importantes: Além das funções de regulagem para o corpo humano, os rins também têm função na produção de determinados hormônios, por exemplo, a aldosterona, que auxilia na balanço eletrolítico do corpo, e a eritropoietina, responsável pela correta produção de glóbulos vermelhos, auxiliando, portanto, na formação das hemáceas e diminuindo os riscos de anemia.
Ativação de vitaminas: Para completar, ainda podemos citar o fato de que os rins têm importância na ativação da vitamina D no corpo humano. 

Como se sabe, essa substância é fundamental para os ossos, mantendo-os fortificados. Além disso, também ajudam na manutenção da imunidade e na saúde cardiovascular; ou seja, atua em todas as áreas possíveis, e os rins têm participação nisso.

Estas são algumas das principais funções dos rins

Eles são essenciais no sistema excretor, na manutenção do equilíbrio, no correto funcionamento e movimentação da água e do sangue pelo corpo, entre várias outras atividades. Portanto, é indispensável mantê-los sempre saudáveis e, em caso de alguma doença renal, crônica ou aguda, o correto diagnóstico e tratamento médico.

https://nefroclinicas.com.br/quais-sao-as-funcoes-dos-rins/






Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário