quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Presidente da Liga dos Clubes:​ ʺNÃO SE PODE DESENVOLVER FUTEBOL SEM INFRAESTRUTURAS DESPORTIVASʺ


O presidente da Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), Dembo Sissé, admitiu que não se pode mudar​ oʺparadigmaʺ​ do futebol da Guiné-Bissau se os clubes continuarem a praticar a modalidade em recintos pelados sem infraestruturas adequadas.

ʺÉ impensável em pleno seculo XXI, para um país que se apurou três vezes consecutivas para o Campeonato Africano das Nações (CAN), que o seu campeonato nacional de futebol da primeira divisão continue a ser disputado em estádios pelados. Por isso se pretendermos mudar o futebol nacional devemos começar a priorizar as infraestruturasʺ, disse.

Dembo Sissé adiantou que a construção das infraestruturas desportivas é responsabilidade do executivo, da Federação de Futebol do país (FFGB) e dos parceiros que queiram ajudar a desenvolver o futebol nacional.

Sissé falava esta terça-feira, 21 de dezembro de 2021, numa entrevista ao Jornal O Democrata para abordar o recém-acordo que a LGCF rubricou com a FFGB, por um período de três (3) anos, para a realização do campeonato da primeira e segunda divisões.

Segundo Sissé, o acordo do programa vai permitir a LGCF afirmar-se como uma instituição​ ʺforte, credível e coesaʺ, permitindo a instituição desportiva encontrar parceiros para a realização das atividades.

ʺAcreditamos que este programa de trabalho vai permitir-nos pensar melhor e realizar muitas coisas, não só na organização das provas, formação para dirigentes desportivos, bem como ajudar a reorganizar os clubes de futebol. Além das realizações de provas, a FFGB prometeu dar apoio institucional e pagar salários ao pessoals da LGCF, que suporta o funcionamento administrativo da instituiçãoʺ, explicou Sissé.

Eleito no passado mês de agosto para um mandato de 4 anos, o presidente da LGCF prometeu criar um gabinete de imagem para projetar o futebol da Guiné-Bissau, em parceria com a imprensa desportiva nacional.

Prometeu igualmente que durante o seu mandato, vai elevar o Campeonato Nacional​ do​ semi-profissional para profissional, atraves de parcerias com patrocinadores, criando​ sustentabilidade financeira​ dos​ clubes.

Questionado se a LGCF tem meios financeiros para organizar o campeonato nacional, tanto da primeira quanto a segunda divisão para a época desportiva 2021/2022, Sissé revelou que a FFGB vai apoiar na íntegra neste primeiro ano do acordo na realização das provas nacionais.

O presidente da instituição prometeu buscar fundos nos próximos tempos junto das empresas sediadas no país.

Em relação à data para o início do campeonato nacional, Sissé assegurou que já foram criadas as condições técnicas para o início das provas. Segundo a explicação do responsável da liga, o campeonato poderá arrancar no final do mês de dezembro ou .no início de janeiro de 2022.

De recordar que a época desportiva já iniciou com o jogo da supertaça no último sábado. O Sporting Clube da Guiné-Bissau conquistou​ a​ Supertaça da Guiné em futebol, ao vencer o Sport Bissau Benfica por (2-1), no jogo realizado no estádio Lino Correia em Bissau.

Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário