quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

LÍDER DA JAAC AFIRMA QUE ESTADO DA GUINÉ-BISSAU É FRUTO DO PROJETO DA JUVENTUDE

 

O deputado da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e Secretário-geral da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), Dionísio Pereira, afirmou esta terça-feira, 05 de janeiro de 2021, que Estado da Guiné-Bissau é fruto do projeto da juventude.

Pereira criticou a tese das pessoas que dizem que “os jovens não têm experiência para lugares chave na Guiné-Bissau”. Pereira falava ao semanário O Democrata sobre a iniciativa de encontros promovidos com diferentes estruturas partidárias juvenis do país e não só, como também com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e a Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ).

Segundo Pereira, a visita efetuada a diferentes estruturas juvenis (partidárias e apartidárias) visou ouvir as preocupações dessas estruturas e levá-las ao Parlamento e, consequentemente, propor, no futuro, a criação de uma agenda da juventude.

“Os jovens são maioritários no país, mas não estão a participar do processo da tomada de decisões que têm a ver com os seus destinos. Amílcar Cabral fundou o PAIGC com 32 anos de idade, muitas pessoas que estavam a lutar nas matas eram jovens e a primeira Assembleia Nacional Popular foi dirigida por João Bernardo Vieira “Nino”, que proclamou a independência nacional com 34 anos de Idade, de maneira que a Guiné-Bissau é fruto da juventude”, assegurou. 

O também líder da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) – estrutura do partido PAIGC – criticou que há vários anos que a juventude guineense vem sendo afastado desse processo de tomada de decisões, porque algumas pessoas têm medo que os jovens, por causa da sua vontade e energia, tomem conta do destino do país.

“Estamos a propor a criação de um fórum da juventude para debater assuntos dos jovens e no futuro estaremos comprometidos com essa agenda a fim de podermos mudar a Guiné-Bissau. Hoje estamos a ter estabilidade e progredir para o desenvolvimento, portanto essas virtudes devem ser fruto de um projeto da juventude”, sublinhou.

Dionísio Pereira disse que a iniciativa que decidiu liderar não tem nada a ver com a cor partidária, da raça ou religião, mas sim com toda a juventude porque a agenda é comum.

“Apesar das contradições ideológicas que existem nessas formações políticas, fizemos questão de visitar todas essas estruturas, colocando a agenda da juventude em primeiro lugar”, assinalou.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário