quarta-feira, 29 de julho de 2020

MINISTRO DO INTERIOR PROMETE ACABAR COM ROUBO DE GADOS E COBRANÇAS ILÍCITAS

O ministro do Interior, Botche Candé, visitou no passado dia 25 de julho acidade de Mansoa, na Região de Oio, para se inteirar das situações levantadas no parlamento pelos deputados em relação aos maus comportamentos dos agentes policiais e dos agentes da Guarda Nacional.

O ministro prometeu acabar com o roubo de gado que se pratica naquela zona e acrescentou, ainda, que a referida prática pode comprometer as relações existentes entre a Guiné-Bissau e o Senegal.

Botche Candé pediu à população em geral a respeitar a ação comunitária e intimou os agentes da ordem e segurança a abandonarem a prática de cobranças exageradas aos condutores das motorizadas que transportam mulheres grávidas, tendo advertido de quem for apanhado a não usar o capacete de proteção ser-lhe-á aplicada uma sanção.

O titular da pasta do Interior exortou os agentes de segurança no sentido de honrarem o uniforme que envergaram que em diferentes zonas do país conseguem as diligências para provar que a situação dos agentes da Polícia de Trânsito e da Guarda Nacional nas cobranças ilegais conhecidos por “motoqueiros” em quotas de irregularidades verificadas em estradas do interior do país.

Este responsável afirmou que qualquer agente, que por acaso não cumprir as orientações superiores, sofrerá as consequências conforme a lei. Também ficará proibida aquelas “abotas” de uma semana ou de um mês que deixa de ser permitida e a palavra ou a ordem do ministro deve ser respeitada. Esta chamada de atenção deve ser colocada em prática pelos comandantes, que devem fazer cumprir a lei.

Tudo quanto foi dito pelos deputados no parlamento foi confirmado no terreno, com um motorista que transportava uma mulher grávida em serviço de parto da tabanca para a cidade foi detido por agentes policiais sem ter em conta o sofrimento da mulher. Deixou a promessa de que mais ninguém seria preso nessa condição.

O titular da pasta do Interior chamou também a atenção aos agentes no sentido de exigirem aos utentes de veículos motorizados o uso obrigatório do capacete por parte dos condutores e da pessoa que transportam.

Os motoristas devem ser detidos quando circularem quer motorista sem capacetes ou falta de boa armadura será multado, sendo a coima paga diretamente nas Finanças.

Por outro lado, pediu aos agentes de segurança que deixem de agredir a população por não usarem máscaras, ao mesmo tempo que pedem aos cidadãos que respeitem as leis.

Candé procurou ir junto do Governo e do Presidente da República a solicitar que sejam melhoradas as condições de trabalho dos agentes de segurança.

O comissário nacional da Polícia de Ordem Pública, brigadeiro-general Tomás Djassi, disse que o exercício das funções dos agentes nas regiões não corresponde com a realidade do que é determinado na lei.

Perante isto, Candé afirmou que qualquer dos agentes que não cumprir as ordens determinadas deverá sofrer as consequências conforme a lei.

A terminar, prometeu tomar medidas adequadas às denúncias apresentadas, exortando os profissionais a mudar a sua imagem.

Por: Adelina Pereira de Barros

Conosaba/nô pintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário