quinta-feira, 23 de julho de 2020

MARCHA DOS GUINEENSES SACAVÉM vs BRUXELAS

Apoio Sacavém, porque, contrariamente à marcha de Bruxelas que é de um grupo de apoiantes de um candidato presidencial, líder de um partido político, que estão a tentar todos os recursos para o regresso ao poder, a marcha de Sacavém é um marco histórico, até hoje inédito na atividade cívica dos guineenses. É a primeira vez que cidadãos guineenses saem à rua a pedir contas sobre a aquisição de um imóvel na Europa a um político guineense. Essa manifestação para mim constitui um elevado nível de manifestação cívica e abre um excelente precedente, que fará a todos os políticos, a partir de hoje, pensarem duas vezes, antes de desviarem o que é do povo, para depois viver uma vida tranquila e de luxo, com a sua família na Europa.
No caso concreto do visado na manifestação de hoje, só tenho a dizer que quem quer fazer política, pregando a moralidade e acusando os outros de prática de outros crimes, tem de ter a coragem de ser transparente com a sua vida e com os seus bens, expondo ao povo todos os esclarecimentos necessários, principalmente relativos à compra desse imóvel... Os tempos são outros, as informações circulam facilmente e o povo rapidamente é informado e esclarecido... Não basta vir dizer quando foi adquirido o imóvel, principalmente quando se sabe que o seu salário nessa altura não permitia a compra a pronto de um imóvel... Se não foi comprado a pronto, que garantias bancárias foram dadas para aquisição do empréstimo bancário e a quanto tempo?!
Quem partilha o sofrimento da miséria a que o povo guineense foi remetido, deve marcar presença hoje em Sacavém, de forma ordeira e respeitando as medidas sociais de prevenção de COVID, mas exigindo esclarecimentos sobre aquilo que é de todos e que leva a perda de muitas vidas inocentes na Guiné-Bissau...
Jorge Herbert

Sem comentários:

Enviar um comentário